Todos nós já ouvimos falar alguma vez sobre o colágeno e sua relação direta com a juventude de nossa pele. E está certo, já que o colágeno...

Cuidemos do nosso colágeno



Todos nós já ouvimos falar alguma vez sobre o colágeno e sua relação direta com a juventude de nossa pele. E está certo, já que o colágeno é o elemento que evita a flacidez e as rugas da pele. O que não é muito conhecido é que o colágeno não apenas é encontrado na pele, mas está presente em quase todos os tecidos do corpo e desempenha a função de fornecer a elasticidade que o corpo necessita, e assim manter saudáveis as diferentes estruturas do nosso corpo. Atualmente são conhecidos pelo menos 15 tipos de colágeno, segundo sua origem e localização.
Mas como podemos ajudar a preservá-lo e até mesmo promover a sua formação?


Com o tempo, a produção de colágeno diminui de forma natural, porém se sabe que exercício físico, alimentação balanceada e hábitos saudáveis contribuem para compensar esta perda. A seguir iremos detalhar algumas recomendações para cuidar do colágeno de nosso corpo:


EXERCÍCIO FÍSICO: A atividade física ativa os condroblastos e osteoblastos, células que produzem colágeno, estimulando-os a produzir mais colágeno e, assim, manter os tecidos em forma e poder continuar respondendo a esse trabalho físico, por isso, o exercício também melhora o aspecto da pele.


NÃO FUMAR: Sabe-se que o tabaco agrega toxinas ao nosso corpo; estas toxinas contêm radicais livres que destroem o colágeno do nosso corpo, assim como outras proteínas estruturais, por isso, o tabagismo produz um dano sistêmico ao corpo.


USAR PROTETOR SOLAR: Sabe-se que a radiação ultravioleta provoca alterações na função celular. Filtrar a luz solar é a chave para se evitar que o colágeno da pele se perca facilmente, já que as alterações provocadas pela radiação têm uma relação direta com a produção de colágeno. O fator solar 30 é o recomendado para proteger nossa pele, porém, ao mesmo tempo, permite que o sol possa ativar a vitamina D, sem danificar a pele, gerando ambos os benefícios. O mais saudável é tomar sol de maneira moderada e sempre protegido.


CONSUMO DE VITAMINA C: A vitamina C é um antioxidante que nos protege em todos os níveis dos radicais livres, que vão destruindo as proteínas do organismo, entre elas, o Colágeno. É importante manter um bom nível de Vitamina C no organismo, e esta pode ser encontrada em frutas como: laranja, kiwi, melão, papaia, e nos cítricos em geral, etc.


CONSUMO DE VITAMINA D: A vitamina D ajuda na formação e amadurecimento das células que produzem mais colágeno. A vitamina D pode ser encontrada nos ovos, carnes, peixes, leite, e outros alimentos de origem animal.


CONSUMO DE VITAMINA E: A vitamina E é um antioxidante que neutraliza os radicais livres, protegendo as fibras de colágeno e as células que o produzem. A vitamina E pode ser encontrada no óleo de girassol, frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs).


CONSUMIR CÁLCIO: O Cálcio é fundamental para manter a coesividade estrutural da pele, neutralizando a ação dos radicais livres, evitando a flacidez através da estimulação da produção de colágeno. O cálcio também evita a formação de enzimas que degradam as fibras elásticas. O Cálcio pode ser encontrado no leite e em seus derivados.


CONSUMIR PROTEÍNAS: O colágeno e outras proteínas podem ser encontrados nos alimentos, porém não são absorvidos como tal, pois as enzimas digestivas os degradam para obter os aminoácidos que os formam, para em seguida absorvê-los e usá-los em nível celular, de tal forma a sintetizar colágeno ao nível dos tecidos. É importante que os aminoácidos essenciais estejam presentes na dieta diária, para que as células disponham deles para produzir seu próprio colágeno. A dieta deve ser balanceada e além de vegetais, temos que incorporar carnes magras, ovos, leite, legumes e peixes.

A cosmética avança a cada dia em seu objetivo de ajudar nossa pele, mas mesmo que o colágeno presente nos cremes ajude, é pouco absorvido pela pele, devido ao grande tamanho de sua partícula.
Concluímos que não há melhor colágeno do que aquele que nós mesmos produzimos, por isso, uma dieta equilibrada, combinada com um estilo de vida saudável são essenciais em muitos aspectos, e são a chave para nos mantermos mais jovens por fora e mais saudáveis por dentro.

Isabel Domínguez
Massagista


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.