A estrutura da pele. A pele é o maior órgão do corpo humano e um espelho que reflete saúde. Sua maciez, brilho e cor mostram muito de nos...

A estrutura da pele.


A estrutura da pele.

A pele é o maior órgão do corpo humano e um espelho que reflete saúde. Sua maciez, brilho e cor mostram muito de nosso bem-estar e das condições físicas do nosso corpo. Resistente e flexível, ela é responsável por várias funções:
•Regular a temperatura do corpo;
•Impedir a perda excessiva de água;
•Proteger o organismo contra agentes externos;
•Eliminar toxinas.
A pele é uma "máquina viva", que está em atividade e movimento constantes. Seu funcionamento se dá através da ação conjunta de todas as células que a compõem. As células estão o tempo todo se comunicando, trocando informações importantes entre si. Cada célula tem sua função, mas, assim como em uma orquestra, que tem diferentes instrumentos, é a comunicação e o trabalho conjunto de todas elas que garantem a perfeita harmonia da pele.
Sua estrutura é dividida em três camadas, cada uma com características e funções diferentes.

Hipoderme ou Tecido celular subcutâneoÉ a camada mais profunda da pele, formada basicamente por vasos sangüíneos e células de gordura que funcionam como um isolante térmico e dão forma ao contorno do corpo.
Derme
É a camada intermediária da pele, responsável por sua sustentação e nutrição. Constituída por fibras de colágeno, elastina e glisaminoglicanos (gel coloidal) que garantem a firmeza, a elasticidade e o equilíbrio da pele. É nela que encontramos as glândulas sebáceas, produtoras de sebo que formam parte da emulsão natural que protege a pele de irritações e evita o seu ressecamento. A derme é a segunda camada da pele, sendo responsável por sua sustentação e nutrição.
Ela é constituída por uma substância de consistência semelhante à de uma gelatina não muito firme, chamada de gel coloidal. No gel coloidal estão mergulhados elementos responsáveis pela firmeza, elasticidade e equilíbrio da pele. Estes elementos são:
•folículo piloso - estrutura onde nascem os pêlos;
•glândulas sebáceas - responsáveis pela produção de gordura;
•glândulas sudoríparas - responsáveis pela produção de suor;
•vasos sangüíneos - responsáveis pela nutrição e oxigenação das células e pela eliminação de toxinas, impurezas da pele;
•fibras de colágeno e elastina - que se entrelaçam, como uma teia, dando firmeza e elasticidade à pele
•terminações nervosas - responsáveis pela sensibilidade da pele: dor, tato, calor;
•fibroblastos - células responsáveis pela produção de colágeno, elastina e substâncias que compõem o gel coloidal.
O gel coloidal é muito rico em nutrientes e água, que lhe conferem a consistência. Ele é muito importante para a pele, pois mantém sua estrutura densa e firme, mantendo as fibras e demais elementos organizados.
Epiderme
É a camada mais superficial da pele. Por estar em contato direto com o meio exterior, é a responsável por proteger o organismo dos agentes externos e refletir o aspecto saudável em sua superfície.
A renovação celular
A epiderme é formada por várias camadas distintas. A primeira, mais profunda, é denominada germinativa ou basal. Nela existem milhares de células de dois tipos principais: as primeiras são responsáveis pela coloração da pele, enquanto as outras se renovam a cada dia, formando uma barreira natural. Essas células são alimentadas por vasos sangüíneos localizados na derme. Com o passar dos dias, as células mais novas vão empurrando as mais antigas para cima, até chegarem à camada mais superficial da epiderme, chamada camada córnea. À medida que vão sendo empurradas, essas células se endurecem e morrem, formando uma estrutura compacta e protetora até se descamarem. É a este processo ininterrupto e totalmente natural que chamamos de renovação celular, fundamental para manter a pele saudável.O ciclo de vida de uma célula é de aproximadamente 28 dias.
Manto Hidrolipídico
Na superfície da pele, o suor produzido pelas glândulas sudoríparas e a gordura produzida pelas glândulas sebáceas misturam-se para formar o manto hidrolipídico. O manto hidrolipídico é um hidratante natural produzido pelo organismo. Sua função é prevenir o ressecamento da pele e protegê-la de agressões. É uma película protetora que deve ser preservada.
O envelhecimento da pele
Agora que já conhecemos um pouco mais sobre a estrutura de nossa pele, vamos ver como ocorre o processo de envelhecimento. O envelhecimento é um processo natural, fisiológico e, portanto, progressivo e irreversível. Sua causa principal está na herança genética, que é um código dentro de nossas células transmitido de geração a geração.
Com o passar dos anos, algumas doenças e dlsfunções ainda mais as funções dos órgãos e tecidos. Entretanto, alguns fatores externos como o vento e a exposição ao sol também contribuem para o ressecamento e o envelhecimento precoce da pele (envelhecimento extrínseco).
Por isso, é necessário que tanto a mulher quanto o homem adotem cuidados para minimizar os danos causados pela própria natureza e, principalmente, pelos agentes externos.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.