Saiba o que são os transgênicos. As primeiras plantas transgênicas, ou seja, obtidas por engenharia genética, começaram a ser testadas e...

Saiba o que são os transgênicos.



Saiba o que são os transgênicos.

As primeiras plantas transgênicas, ou seja, obtidas por engenharia genética, começaram a ser testadas em campo no início da década de 80. Transgênicos são seres vivos criados em laboratório com técnicas da engenharia genética que permitem transferir genes de um organismo para outro, mudando a forma do organismo e manipulando sua estrutura natural a fim de obter características específicas.
A soja transgênica, tão em pauta nos últimos anos, é um exemplo de organismo geneticamente modificado, já que foram inseridos genes de outros seres vivos que não são de sua espécie. A soja Roundup Ready da Monsanto, por exemplo, recebeu genes de uma bactéria para que se tornasse resistente ao herbicida Roundup - fabricado pela própria Monsanto -, permitindo um melhor controle de plantas daninhas.
Os estudos em biotecnologia se desenvolveram a partir do final do século XVIII e do início do século XIX. Mas já na Antigüidade o homem utilizava microrganismos para fazer pão, cerveja e vinho. Este é o início da utilização de microrganismos para criar novos e diferentes alimentos. A partir do século XIX, com o progresso da técnica e da ciência, especialmente a microbiologia, surgiram grandes avanços na tecnologia das fermentações.
No início do século XX desenvolveram-se as técnicas de cultura de tecidos e a partir de meados do século surgiram novos horizontes com a biologia molecular e com a informática, que permite a automatização e o controle das plantas industriais. As descobertas propiciaram um grande avanço no campo das ciências da vida.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.