Nem todo mundo sabe que as maiores mudanças na face relacionadas ao envelhecimento são decorrentes da perda de áreas de gordura e da diminu...

A perda do volume facial








Nem todo mundo sabe que as maiores mudanças na face relacionadas ao envelhecimento são decorrentes da perda de áreas de gordura e da diminuição da parte óssea do rosto. A transformação destas duas estruturas, que sustentam e mantêm a tridimensionalidade da face, faz com que o rosto adquira novas formas. Enquanto na idade jovem, o desenho do rosto assemelha-se a um triângulo invertido (com ponta para baixo), com o passar dos anos e a sucessiva perda de volume, ele passa a ter um desenho diferente, com o triângulo em sua posição normal (ponta para cima).
A principal área de gordura perdida com a idade está na parte abaixo da região dos olhos (bochecha). Com isso, os olhos acabam ficando cada vez mais fundos e as olheiras e bolsas, mais proeminentes. Outras partes que sofrem essa transformação são as regiões anteriores as orelhas e a região inferior da face (“bigode chinês”), as quais também irão influenciar nesta perda da definição do contorno facial.


Não há uma idade certa para que esse processo se inicie, havendo pacientes que aos 30 anos já apresentam indicação de tratamento, enquanto outras que aos 40 anos ainda mantém seu volume facial. Muitas vezes é o formato do rosto que irá ditar a forma e velocidade do envelhecimento de cada indivíduo. Mas, além dos fatores genéticos, a rotina, os hábitos alimentares e a exposição ao sol também alteram o processo de envelhecimento da pele.


O primeiro sinal da perda de volume facial geralmente apresenta-se como um aumento da distância entre borda dos cílios da palpebra inferior até a transição para a bochecha (surgimento ou aumento das temidas “olheiras”). Esse afundamento da região inferior dos olhos pode significar um alerta para que iniciemos um tratamento focado na manutenção dos contornos da face, independentemente da idade da paciente.


O tratamento individualizado é fundamental nessa abordagem na manutenção da tridimensionalidade da face. Cada vez mais os procedimentos pouco invasivos estão ganhando destaque no tratamento do rejuvenescimento, sendo hoje os mais procurados. A evolução desses tratamentos proporciona resultados cada vez mais naturais e sem tempo de recuperação como uma cirurgia. O aprimoramento dos produtos e técnicas levam a resultados mais duradouros e com modificações bastante sutis, que, quando bem aplicados, passam desapercebidos aos olhos alheios. É como se os pacientes voltassem a apresentar o rosto descansado, o qual foi se perdendo com o passar dos anos.


O ácido hialurônico de reposição volumétrica é o preenchedor ideal para restabelecer essas áreas de volume modificadas pelo passar dos anos. Apresenta segurança e em quantidades adequadas para cada face traz resultados naturais e sem tempo de recuperação pós-procedimento. Os resultados são imediatos e tornam-se ainda melhores 30 a 40 dias após, quando a pele adquire mais viço e há um efeito lifting decorrente da hidratação do produto. A utilização desse produto tem demonstrado duração aproximada de 2 anos em muitos casos tratados.


Por fim, é preciso ressaltar que, para alcançar essa naturalidade nos resultados, é preciso repor apenas o volume que foi perdido com a idade, em vez de criar algo que a pessoa não possuía. Afinal, uma face jovial é uma face adequada para a idade que a pessoa têm.



Dr. Daniel Coimbra


CRM: 5277575-4


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.