O laser fracionado, um aparelho que produz a remodelação cutânea, atuando principalmente no colágeno, é considerado uma grande inovação tecn...

Laser fracionado


O laser fracionado, um aparelho que produz a remodelação cutânea, atuando principalmente no colágeno, é considerado uma grande inovação tecnológica no campo da dermatologia. Ele é capaz de reestruturar a porção mais profunda da pele sem causar danos significativos na porção mais superficial da pele.


O diferencial deste procedimento é que os lasers desenvolvidos até então não conseguiam poupar a epiderme e, depois da aplicação, o paciente se afastava por tempo mínimo de 15 a 20 dias das suas atividades habituais, pois a agressão era muito intensa. O princípio do laser fracionado é manter área de pele sã entremeada com pele agredida, o que favorece uma cicatrização mais rápida a partir das áreas poupadas.


Este laser não ablativo penetra profundamente na pele , aquecendo a derme e poupando a epiderme (parte mais superficial da pele), estimulando a formação de colágeno, reestruturando e promovendo uma melhor sustentação da pele, o que leva a melhora importante das cicatrizes de acne , cicatrizes outras de rosto ou corpo , rejuvenescimento global da área tratada , permitindo o clareamento das manchas e um aspecto mais luminoso.


O laser fracionado é realizado no consultório dermatológico e tem duração de aproximadamente 20 minutos para rosto ou decote e 10 minutos para mãos ou pescoço. Ele viabiliza uma liberação de luz precisa, consistente e uniforme para as zonas de tratamento. Antes do início do tratamento, é necessário aplicar um creme anestésico uma hora antes para que o paciente não sinta dor e permita a realização do número de disparos necessários para obter o melhor resultado. Logo depois da intervenção, o único cuidado é o uso regular de protetor solar. Fora isso, o paciente pode retornar às suas atividades após 24 ou 48 horas. Alguns pacientes sentem ardor discreto e sensação de queimação na primeira hora, que melhora com aplicação de compressas de gelo local.


Quase todos os tipos de pele podem ser tratados. Porém, as peles muito pigmentadas (pele negra) correm maior risco de terem manchas pós-inflamatórias. O tratamento não é indicado para gestantes nem para pacientes em uso de Isotretinoína oral.


O tratamento é feito com uma média de cinco sessões de tratamento, com intervalo permitido de 1 a 2 meses. Apresenta bons resultados no tratamento dos sinais do envelhecimento , melhorando também a flacidez da pele, cicatrizes de acne e outras cicatrizes e para estrias com resultado mais impressionantes aparecendo entre 3 a 6 meses após início do tratamento. O laser fracionado é indicado para combater envelhecimento de rosto, pescoço, decote e mãos , podendo ainda ser utilizado para tratamento de manchas de pele resistentes a outros tratamentos (é aprovado pelo FDA para esta indicação, sabendo que mesmo após o tratamento a laser para manchas, estas podem recidivar).

É importante ressaltar que como o processo de envelhecimento é uma ação contínua, o paciente deve perseverar no tratamento anti-envelhecimento com cremes e produtos orais que tenham esta finalidade, e que é fundamental a associação com outros procedimentos de acordo com a indicação individual, sendo cirúrgicos a melhor opção para casos específicos , como cirurgia de pálpebras, lifting e outros


Por Dra. Tânia Faria Vilela, CRMD.F.12016


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.