Definição A gripe é uma infecção viral das vias respiratórias. Atualmente, distinguem-se três tipos de vírus causadores da gripe: A, B...

GRIPE



Definição

A gripe é uma infecção viral das vias respiratórias. Atualmente, distinguem-se três tipos de vírus causadores da gripe: A, B e C, segundo as características de sua estrutura. O tipo A é o que se apresenta com maior freqüência.

As crianças pequenas podem sofrer três ou quatro destas infecções por ano, e é raro o adulto que escapa sem sofrer alguma.

As gotas eliminadas pelas pessoas contaminadas ao tossir e espirrar são as principais responsáveis pela transmissão do vírus da gripe.

O vírus se multiplica nas vias respiratórias, alcançando sua concentração máxima nas secreções aos 2 ou 3 dias da infecção. Deixa de ser detectável depois de aproximadamente 7 dias, embora as crianças infectadas pela primeira vez possam levar duas semanas para eliminá-lo.

Nos climas temperados, a gripe é uma doença dos meses frios que tende a se apresentar de forma epidêmica.

Quadro Clínico:

Os vírus da gripe podem gerar um espectro amplo de manifestações clínicas, que compreendem desde a infecção sem sintomas até uma pneumonia viral grave. A infecção de maior gravidade tende a ser associada ao tipo A. O período de incubação é variável, entre 1 e 5 dias.

A doença tende a começar bruscamente, com faringite, dores de cabeça, calafrios, tosse seca, febre alta (que tende a ser mais elevada em crianças), dores musculares, mal-estar geral e falta de apetite.

Às vezes, observa-se obstrução nasal, eliminação de secreções aquosas pelo nariz, espirros e incômodos oculares. A febre começa a diminuir a partir do segundo ou terceiro dia, e não é freqüente além do sexto dia. A tosse e a debilidade geral podem persistir várias semanas depois do contágio. Apresenta-se com maior freqüência e gravidade em pessoas fumantes.

Nas crianças, as manifestações clínicas são similares, mas algumas diferenças são evidentes. A freqüência de complicações gastrintestinais, como vômitos e dor abdominal, é relativamente elevada.

Entre as complicações que podem surgir destaca-se a pneumonia viral, em 25% dos casos, sendo muito freqüente em mulheres grávidas. Entre as diferentes manifestações podem ocorrer aumentos do ritmo respiratório e cardíaco, febre elevada e diminuição da pressão arterial.

Uma das complicações mais graves é a Síndrome de Reye, que ocorre em crianças e adolescentes, causando uma mortalidade elevada. É caracterizada por alterações ao nível do sistema nervoso central e do fígado. Parece existir uma correlação com o consumo de medicamentos tipo aspirina, motivo pelo qual seu uso não é recomendado em crianças com infecção respiratória.

Tratamento:

A amantadina pode ser utilizada para a prevenção e o tratamento específico das infecções produzidas pelos vírus da gripe. Estima-se que o efeito protetor pode alcançar aproximadamente 75% dos usuários deste medicamento.

Atualmente, a vacinação é a medida preventiva mais eficaz, embora sua eficácia seja relativa, pois evita a doença somente em 60-80% dos vacinados. A vacina é administrada em dose única, mas é recomendável a revacinação a cada outono, , antes da epidemia invernal. Nos jovens a vacina tende a ser mais eficaz do que nos idosos, no sentido de que evita melhor as complicações e a má evolução clínica.

A gravidez não contra-indica o uso da vacina, embora também não seja uma indicação absoluta. A vacina anual é especialmente indicada para pessoas susceptíveis, mas pode ser administrada a qualquer pessoa que o deseje.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.