O termo glaucoma abrange numerosas enfermidades oculares de diferentes causas, mas que têm como motivo comum o aumento da pressão intra-oc...

GLAUCOMA



O termo glaucoma abrange numerosas enfermidades oculares de diferentes causas, mas que têm como motivo comum o aumento da pressão intra-ocular. Se a hipertensão ocular persistir durante muito tempo pode provocar danos irreversíveis em todas as estruturas oculares, e muitas vezes levar à cegueira.

Esta pressão, no homem saudável, varia entre 10 e 20mm de mercúrio (mmHg) com uma média de 15mmHg. Uma pressão acima de 23mmHg verificada repetidamente significa glaucoma. O aumento da pressão ocorre por falta de evacuação do humor aquoso, um líquido claro semelhante à água que permite que o olho mantenha a forma e as dimensões constantes e, além disso, nutre as diversas estruturas, como a córnea, o cristalino e a retina.

Sintomas

É uma doença traiçoeira, podendo transcorrer dez anos ou mais desde seu início sem que o doente tenha notado qualquer alteração. Geralmente é detectada de maneira casual entre pessoas de 45 a 50 anos, quando consultam um médico por qualquer outro motivo.

Caracteriza-se pelo aparecimento de dores muito intensas no olho, que se deslocam até a testa e a cabeça, podendo aparentar, às vezes, uma dor de molares. Nas formas mais graves, a dor pode afetar até o abdome, produzindo náuseas e vômitos. Ao observar uma fonte de luz, podem aparecer círculos ou anéis luminosos ou a sensação de moscas voando. Também pode ocorrer perda da visão lateral, que finalmente pode levar à cegueira.

Tratamento

O tratamento com medicamentos é indicado enquanto for possível manter a pressão intra-ocular dentro dos níveis normais. Os medicamentos usados se dividem em dois grupos: os que melhoram a circulação do humor aquoso, como a
pilocarpina; e os que reduzem a formação do humor aquoso, como os inibidores
da anidrase carbônica.

Quando os medicamentos já não são mais eficazes ou não são tolerados, deve-se recorrer à cirurgia.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.