PODOLOGIA GERAL Dedica-se ao estudo da pegada plantar, estudo biomecânico da marcha, avaliação de heterometrias, estudo ...

Áreas específicas da Podologia:


 



PODOLOGIA GERAL
Dedica-se ao estudo da pegada plantar, estudo biomecânico da marcha, avaliação de heterometrias, estudo anatomo-fisiológico global do paciente, entre outros, remetendo todas as informações necessárias para um historial clínico que nos levará a um diagnóstico mais exato.

Quiropodologia
Estuda os processos patológicos que se pode tratar com procedimentos naturais e com o maneja mento de instrumentos para conservação da saúde do pé e cura das afecções patológicas através de tratamentos locais.
Ortopodologia
Tem como objetivo melhorar a morfologia, a funcionalidade e a prevenção das deformidades do pé, bem como distribuir e equilibrar as pressões que chegam ao pé através dos diferentes vectores de força, para obter a normalidade estática e dinâmica.
 Os principais tratamentos ortopodológicos são as órteses digitais e os suportes plantares personalizados (palmilhas) feitos por medida.
 As mais variadas patologias devem ser tratadas por meio da ortopodologia antes de se recorrer à cirurgia.
BIOMECÂNICA
A Biomecânica é o estudo da funcionalidade do pé e das forças que atuam sobre ele.
 São através de uma avaliação objectiva do pé através do Sistema Biomecânico Computorizado que se detectam as principais alterações do apoio do pé, tais como o pé plano e o pé cavo, entre outras patologias que alteram a normal funcionalidade do pé.
Por estes motivos, a Biomecânica torna-se, sem dúvida, numa das áreas mais importantes da Podologia.
Áreas de Intervenção:

Podologia Laboral
O labor do dia-a-dia obriga-nos, por vezes, a longas horas de bipedismo que se pode refletir em longas horas de agressão e sofrimento para os pés. Para minimizar estes problemas, devemos estudar as causas e determinar soluções adaptadas a cada situação profissional e a cada pé especificamente.
Podologia Preventiva
Nos dias de hoje, a prevenção é o melhor meio para possíveis patologias que possam surgir. Assim sendo, esta área tem uma importância relevante na realização de rastreios em populações alvo.
A prevenção é o melhor meio de promover e conservar a sua saúde.
Podologia Desportiva
O Pé é a base fundamental de apoio, equilíbrio e funcionamento do organismo humano. Sendo a prática desportiva essencial para manter o bem-estar físico e psíquico, o estudo e tratamento preventivo do pé do desportista tornam-se indispensável de forma a evitar o aparecimento de algumas lesões e assim, proporcionar uma melhor qualidade de vida e um melhor rendimento desportivo.
Podologia Infantil – Podopediatria
  A saúde das crianças está nas nossas mãos!!!
 O diagnóstico e tratamento especializado do pé da criança são fundamentais para assegurar um crescimento correto e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais.
 Os primeiros três anos de vida são os mais importantes para estabelecer a forma básica dos pés. Por exemplo, deve haver uma preocupação com as extremidades do pé dos recém-nascidos, pois são as zonas corporais de onde se recebe e perde mais calor.
Uma percentagem das alterações nos pés, é herdada, mas também existe uma percentagem que pode acontecer na cama devido à posição que a criança adopta para dormir. No entanto, os problemas podem mesmo começar a surgir na gravidez devido à posição fetal em que se encontram as pernas.
Até aos oito meses os pés são constituídos, maioritariamente por cartilagem frágil e muito maleável, dando assim uma grande mobilidade e flexibilidade. Já a maioria da estrutura esquelética ainda se encontra em fase de desenvolvimento esquelético.
Sendo os pés das crianças macios e flexíveis, qualquer pressão anormal pode causar deformidades.
Quando a criança se senta em cima das pernas tende a colocar os pés para fora e quando começar a andar, fá-lo em bicos dos pés. É nesta fase que se tornam mais evidentes alguns problemas característicos, por exemplo, o pé plano ou o caminhar com os pés para dentro.
O uso de calçado inadequado pode resultar em diversos problemas, desde as reações cutâneas até às alterações estruturais, comprometendo a forma e a funcionalidade do pé.
Tornou-se alarmante como a moda do sapato feminino chegou aos sapatos das crianças alterando a biqueira dos mesmos e elevando nocivamente o tacão.
Tudo o que force o pé a assumir a forma côncava da planta do pé, como a areia seca, é sempre bom para manter a formação natural dos pés.
Alguns conselhos:
- corte as unhas às crianças quando estas estão a dormir utilizando um corta-unhas reto para que o corte seja reto também e se necessário limar os cantos da unha, - nunca deve obrigar a criança a andar sem que esta esteja realmente preparada para o fazer,
 - A maioria dos aparentes defeitos dos pés durante o primeiro ano são naturais e devem normalizar no decorrer dos anos,
 - se aos três anos continuar a manifestar alterações (dor nos pés, cair várias vezes, manifestação de problemas ao andar, dor à noite, alterações na estrutura dos dedos, etc.) deverá consultar um Podologista,
- não esqueça que quando cortamos mal as unhas a nós próprios geralmente também as cortamos mal às crianças,
- não esqueça que a saúde e os processos de desenvolvimento são mais importantes que o orgulho dos Pais ao verem a evolução dos filhos.
Podologia Geriátrica - Podogeriatria
As alterações não corrigidas, as múltiplas agressões e as manifestações nefastas no pé dos menos novos são significativas.
Contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destes doentes, A ABSOLUTA ESTETICA, PODOLOGIA E SPA URBANO apresenta um serviço especializado no tratamento podológico.
Pé Diabético / Pé de Risco
A Podologia é considerada de extrema importância para a prevenção e tratamento das patologias dos doentes diabéticos.
O pé diabético é uma das maiores preocupações para a comunidade podológicas, pois o aparecimento de úlceras nos pés pode, em alguns casos, obrigar à amputação do pé ou parte dele.
São considerados pés de risco, todos aqueles que apresentam alterações do foro neurológico, metabólico, sistémico e vascular.
Os fatores que contribuem para que a amputação aconteça são a neuropatia e a isquemia.
 A neuropatia traduz-se na perda de sensibilidade tanto dolorosa como térmica, ou seja, deixa-se de sentir dor e calor. Por exemplo: o pé diabético pode ter um calo, uma bolha, um prego, andar descalço em chão muito quente, ter uma botija de água excessivamente quente na cama e não sentir devido à neuropatia, ou pode sofrer algum tipo de traumatismo que não cicatriza no tempo normal devido à isquemia.
Infelizmente, muitas vezes, o grande responsável pelas agressões sofridas pelos pés é o calçado, apesar deste ter sido inicialmente criado para proteger os pés. No caso dos diabéticos, se o calçado for inadequado pode tornar-se num verdadeiro "inimigo”.
De forma evitar todo e qualquer transtorno que o pé diabético possa originar, dever-se-á ter um correto e periódico acompanhamento podológico, assim como prevenir possíveis complicações com a ajuda dos familiares ou pessoas que com os diabéticos convivam.


BY BIA PODÓLOGA E ESTETICISTA


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.