Colesterol alto é um dos maiores causadores de doenças cardíacas. A gordura em excesso / colesterol acumulam-se nas paredes das artérias ...

Reduzir colesterol das artérias.



Colesterol alto é um dos maiores causadores de doenças cardíacas. A gordura em excesso / colesterol acumulam-se nas paredes das artérias coronárias, causando a aterosclerose, o que diminui o fluxo de sangue e de nutrientes para o coração. Se o fornecimento de sangue é drasticamente diminuído ou cessado, ocorre o ataque cardíaco. O mesmo acontece com o cérebro.

Apesar de muitos acharem que o cancêr é o maior causador de mortes, estão enganados. A doença cardíaca causa mais mortes que o cancêr.

Todo organismo requer colesterol para a produção de ácidos biliares, hormônios e de vitamina D, mas isso em pequena quantidade. O restante será depositado em artérias.

O colesterol é transportado no sangue através de lipoproteínas. O fato do colesterol ser uma gordura não permite que ele se misture com o sangue. Assim, no fígado é feita a mistura com uma proteína e gerada as lipoproteínas que transportam gordura ao redor do corpo. Existem dois tipos de lipoproteínas, mais conhecidas como colesterol “ruim” e “bom”.

Lipoproteína de baixa densidade (LDL), conhecido como o “mau” colesterol, transporta a maior parte do colesterol no sangue, e é também a principal fonte dos depósitos nas artérias coronárias. Quanto mais elevado for o nível LDL colesterol no sangue, maior o risco de doenças cardíacas. Tratamento de redução incide sobre a redução do colesterol LDL encontrado no sangue.

Lipoproteína de alta densidade (HDL), conhecida como o “bom” colesterol, volta para o fígado onde pode ser eliminado. Ter um alto nível HDL ajuda a prevenir a acumulação de colesterol nas artérias.

Você não pode controlar alguns fatores de risco para doenças coronárias, como a idade (homens com idade superior à 45 anos e mulheres com idade superior à 55 anos), mas você pode controlar diversos fatores, incluindo o estilo de vida, a dieta, o seu peso, exercícios, controle do tabagismo e diabetes.

Se você receber um diagnóstico de colesterol alto no sangue, poderá reduzí-lo controlando a sua dieta. Preste ateção nestes temas:

Gordura saturada: Gordura saturada irá aumentar seu nível de “Mau” colesterol mais do que tudo na dieta. Gordura saturada é um tipo de gordura encontrado principalmente nos alimentos provenientes de animais: Imaginem a gordura de um bife e você terá uma boa visão de gordura saturada.

Gordura trans: Embora ambas as gorduras saturadas e trans aumentem os níveis de LDL no sangue, a gordura trans também reduz os níveis do HDL. Gordura trans é toda gordura hidrogenada, a mesma encontrada em margarinas e alimentos industrializados.

Resumindo… coma mais frutas e legumes frescos e diminua o consumo de gorduras saturadas, produtos animais e alimentos industrializados, especialmente aqueles feitos com óleos hidrogenados. Em alguns casos, será necessário um acompanhamento médico.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.