Actualmente, todos nós procuramos, através de uma alimentação adequada, obter saúde, disposição e qualidade de vida. Muitas pessoas ainda n...

O poder do iogurte


Actualmente, todos nós procuramos, através de uma alimentação adequada, obter saúde, disposição e qualidade de vida. Muitas pessoas ainda não sabem, mas, a ingestão diária de iogurte é um hábito saudável.
Embora não pareça, este pequeno lácteo é um verdadeiro medicamento que previne e cura doenças. Descubra as suas características e efeitos.

O iogurte é produzido a partir da acção de dois microorganismos: o Streptococcus thermophilus e o Lactobacillus bulgaricus no leite. Essas bactérias consomem a lactose, o açúcar do leite, para obterem energia e em contrapartida eliminam o ácido láctico que coalha o leite. O iogurte preserva então a gordura, os minerais e as vitaminas do leite puro, mas apresenta índices inferiores de lactose, tornando-se num alimento de muito mais fácil digestão.
Estes microorganismos presentes no iogurte ajudam a regular o funcionamento intestinal e auxiliam na prevenção do crescimento de micróbios patogénicos causadores de doenças. Também é um alimento importante na produção de energia, oxigenação das células, fortalecendo os neurotransmissores e equilibrando as funções neurológicas.
Possui importantes nutrientes como proteínas, vitaminas A e do Complexo B e sais minerais importantes como o cálcio e o zinco. Com todos estes elementos ajuda na construção e reparação dos tecidos do corpo (pele, unhas e cabelos) e dos ossos. Além disso, produz anticorpos, hormonas e enzimas. Ajuda a combater o acne, furúnculos, abcessos e a queda de cabelo além de fortalecer o sistema imunológico, combatendo os radicais livres e ajudando a retardar o envelhecimento.

Iogurte Emagrece
De acordo com um estudo publicado no International Journal Of Obesity (Jornal Internacional da Obesidade), incluir iogurte na dieta alimentar emagrece porque acelera os mecanismos de queima de gordura e ainda diminui a barriga.
Além de emagrecer, a dieta com iogurte foi quase duas vezes mais eficiente na manutenção da massa muscular magra. Quem ingeriu iogurte emagreceu queimando gordura e não músculos que ajudam na perda de peso.

Foi verificado que a falta de cálcio no organismo estimula acúmulo de gordura corporal. Portanto, o consumo adequado de cálcio ajuda a normalizar o metabolismo. Além disso, o cálcio ajuda a inibir a produção de cortisol, hormona que pode ajudar a acumular gordura. O ideal é consumir de 1.000 a 1200 mg de cálcio por dia. Esta quantidade equivale a 3 copos de leite mais uma fatia de queijo ou um iogurte.

Dieta antibarriga
Há indícios de que, associado à vitamina D, o cálcio ajuda no tratamento da síndrome metabólica — pré-condição que o indivíduo tem de desenvolver doenças cardiovasculares e que tem como um dos sintomas a distensão abdominal causada pelos picos de glicose no sangue que, em vez de ser absorvida pelos músculos como forma de energia, é depositada nas células de gordura, aumentando o volume da barriga. O que já está mais do que provado na associação entre os 2 micronutrientes é que o cálcio precisa da
vitamina D para ser assimilado pelo organismo. Conclusão: ela também deve entrar na sua dieta. Para consegui-la, só através da exposição solar e de alimentos como salmão, gema de ovo e leite enriquecido.

Baixo teor de lactose
Durante o processo de fermentação, a lactose é transformada parcialmente em ácido láctico, o que facilita a assimilação do iogurte por parte de indivíduos com intolerância à lactose. Além disso, a acidez do iogurte oferece uma protecção natural contra as infecções. O ácido láctico ajuda a dissolver o cálcio que existe no iogurte, ajudando a que este seja mais facilmente assimilado.

Facilita a digestão
A digestão é facilitada com o consumo de iogurte, na medida em que as proteínas são pré-digeridas por acção das bactérias lácteas.

Vitaminas
Num iogurte há uma grande variedade de vitaminas. Isto acontece porque as vitaminas presentes no leite ajudam no desenvolvimento das bactérias lácteas, que acabam por produzir novas vitaminas.
Minerais
O mineral que está presente no iogurte em mais abundância é o cálcio, mas este alimento apresenta uma ampla variedade de minerais.

Alimento anti cancerígeno
Diversos estudos relacionam o consumo regular de iogurtes com potenciais efeitos anti cancerígenos, especialmente no que diz respeito ao cancro do cólon.
As propriedades anti cancerígenas do iogurte podem ser explicadas a partir do efeito que as bactérias probióticas exercem no metabolismo dos elementos cancerígenos no intestino, por suprimir a absorção intestinal destes compostos e por activar o sistema imunológico, que por si só também promove um efeito benéfico em casos de infecções víricas ou bacterianas.

Previne e alivia a diarreia
Muitos estudos demonstram que a duração dos efeitos da diarreia pode ser reduzida quando se consomem iogurtes.

Benéfico para infecções
Como a flatulência, colite, obstipação e gastroentrite. Assim, por exemplo, depois de tomar algum produto que possa produzir gazes (bróculos ou leguminosas), coma um iogurte que ajuda a evitá-los.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.