Recebi em minhas mãos hoje um xerox de umas partes do livro "A Dieta do Abdomên" de David Zinczenko. Achei algumas dicas bem leg...

Dieta do abdomen

Recebi em minhas mãos hoje um xerox de umas partes do livro "A Dieta do Abdomên" de David Zinczenko.

Achei algumas dicas bem legais, pesquisei a respeito do assunto, ando muito interessada em alimentos naturais,em mais saúde pra minha vida.

O autor sugere como norma número 1 da perda de peso a alimentação fracionada, ou seja, várias vezes ao dia, isso quem está fazendo Reeducação Alimentar não é muita novidade, ele sugere um esquema de horários de alimentação para ajudar a organizar a rotina alimentar:

8 horas café da manhã;
11 horas lanche;
13 horas almoço;
17:30 horas lanche;
20 horas jantar;
22 horas lanche;

A norma 2 preconizada pelo autor é adotar como base alimentar "11 alimentos poderosos" para suprir as necessidades alimentares básicas, segundo ele, a incorporação desses alimentos em nossas 6 refeições diárias é capaz de satisfazer as predileções e desejos e assim evitar episódios de empanturramento ou farra alimentar. São os "11 alimentos poderosos":

* Amêndoas e outras nozes.
* Aveia Instantânea.
* Azeite de oliva extravirgem.
* Espinafre e outros vegetais verdes.
* Frutas vermelhas (morango,amora,framboesa)
* Feijões e legumes.
* Laticínios com pouca gordura (leite semidesnatado, desnatado, iogurte, queijo cottage).
* Ovos.
* Pães e outros cereais integrais.
* Peru ou outra carne magra ou peixe.
* Proteína extra - whey protein (proteína em pó de soro de leite).
Sugere ainda o autor, adicionar as refeições principais (café da manhã, almoço e janta) dois ou mais ítens da lista e nos lanches entre as principais refeições pelo menos um dos alimentos da lista.
A norma 3 é tomar vitaminas regularmente. (dessas batidas no liquidificador)
* Exigem pouco tempo de preparo;
* Satisfazem o desejo por doces. Se forem elaboradas com frutas vermelhas, whey ou manteiga de amendoim ficarão com gosto de sobremesa.
* Como tem bastante consistência , ocupam muito espaço no estômago.
Podem ser preparadas com iogurte etc...

A manteiga de amendoim apesar de mais calórica é rica em gorduras monoinsaturadas, benéficas para o coração, que podem aumentar a a produção de testosterona, hormônio que favorece a eliminação de gordura e desenvolvimento dos músculos. (Pode também ser substituído por "nutella")
Não se preocupar TANTO com as calorias é a norma 4, parar decortar calorias, não fazer uma dieta extremamente calórica. O autor sugere que ingerindo os alimentos da lista, sem consumir porções monstruosas de outros alioemntos engordativos é possível emagrecer usando o bom senso.
Neste ítem prefiro continuar contando calorias, porém sempre lembrando de primeiro calcular o GET (gasto energético total), que é a medida que seu organismo gasta para se manter ( CALCULE AQUI SEU GET - mesmo que você pratique atividade física marque que você não pratica) e não ficar abaixo das 1200 Kcal pois isso prejudica ometabolismo em dietas a longo prazo (Reeducação Alimentar afinal de contas é para vida toda!)
Norma 5 se refere aos líquidos: Saiba o que beber e o que não beber, diz essa norma.
Nunca jamais ao ingerir bebidas alcóolicas comer pois a bebida alcoólica retarda a digestão, deixa o metabolismo lento e tudo que comer nessa hora irá ficar armazenado em forma de gordura!
Com relaçãoa água, como estamos carecas de saber, 8 copos por dia, pois além de ajudar a "disfarçar" a fome, ainda leva embora toxinas de nosso organismo, entre outor benefícios.
A norma 6, para alegria geral da nação (hehehehe) é esquecer todas as outras regras em UMA REFEIÇÃO POR SEMANA. É uma refeição, não um dia inteiro né?! Essa refeição deve ser planejada, escolhida e saboreada.
O autor defende que isso ajuda a ter controle sobre possíveis crises de compúlsão alimentar, ensina a se condicionar e comer de forma "errada" apenas quando planejar! Outra consideração a respeito é que, segundo o autor, isso ajudará a mudar o corpo. Um plano aliemntar bem sucedido é aquele que trata do modo como voê como a maior parte do tempo e não o tempo todo. Na verdade um dia com um consumo mais alto de calorias ajuda a acelerar o metabolismo. Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos constataram que homens que consomem duas vezes mais calorias do que o normal em um dia, aumentam em 9% ometabolismo nas 24 horas subsequentes.
Achei bem interessante e apesar de não ter muitas novidades as coisas assim organizadinhas e claras ficam mais fácis de "digerir"...hehehe
Nos próximos dias estarei me esforçando para introduzir ao menos os 11 alimentos poderosos na minha alimentação, alguns já estão presentes, outros não... iso sem duvida ajudará a acabar com a monotonia alimentar e variar o cardápio,mal não irá fazer!
A idéia de ter uma refeiç~çao por semana sem culpa, porém planejada com calorias e alimentos que não são tão saudáveis, mas que eu gosto, também achei uma boa idéia, mas lembrando que preciso ser honesta e ter controle sobre a situação. Uns 3 ou 4 pedaços de pizza, não uma inteira como eu comia antes, umas duas taças grandes de sorvete e não um pote de 2 litros inteiro... essas coisas!
Bom esse post ficou gigante.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.