Faça o teste do lenço para saber quais são os cuidados mais adequados para o seu tipo Usar produtos de cosmética não adaptados ao seu tip...

Pele seca, oleosa, normal ou mista?


Faça o teste do lenço para saber quais são os cuidados mais adequados para o seu tipo
Usar produtos de cosmética não adaptados ao seu tipo de pele pode ter resultados catastróficos.

Embora os cuidados básicos de limpar, hidratar e tratar sejam sempre obrigatórios, a escolha dos produtos deve variar consoante as necessidades específicas de cada tipo de pele, sob pena de os efeitos pretendidos não só não serem alcançados como, até, serem contraproducentes.

Para conhecer o seu tipo de pele, faça o teste do lenço de papel.

De manhã, antes de lavar a cara, coloque-o sobre o rosto, fazendo uma pressão ligeira com as mãos. Retire e observe:


Se o papel ficar impregnado de gordura, a sua pele é oleosa.
Se os sinais de gordura forem insignificantes, o sua pele é normal.
Se não houver vestígios de gordura, a sua pele é seca.
Se as zonas gordurosas corresponderem à zona T (testa, nariz e queixo), a sua pele é mista.

Agora já não tem desculpa para não usar apenas produtos indicados para o seu tipo de pele.

OS ERROS MAIS COMUNS

Usar produtos não adaptados ao nosso tipo de pele é apenas um dos muitos erros que habitualmente cometemos na rotina de cuidado pessoal. Conheça os outros e aprenda a evitá-los. A sua pele agradece.

Não limpar a pele à noite

Durante a noite, a pele intensifica os mecanismos de regeneração celular. Deixar os poros sujos e obstruídos toda a noite compromete esse processo de regeneração, favorecendo o envelhecimento precoce e o aparecimento de borbulhas e imperfeições.

Solução: Limpe a pele do rosto todos os dias antes de ir para a cama. O importante é não só retirar a maquilhagem mas eliminar os resíduos de sujidade e poluição acumulados ao longo do dia. Já existem fórmulas tão fáceis e rápidas de usar que não lhe restam desculpas. De seguida, aplique o creme de noite, que favorece a reparação nocturna da pele.

Esquecer o pescoço

O pescoço tem uma pele tão sensível como a do rosto e, por conseguinte, igualmente sujeita a rugas, manchas e flacidez. O facto de ser frequentemente negligenciado faz com que seja a zona que mais facilmente denuncia a nossa idade real.

Solução: Tem duas alternativas. Aplicar no pescoço o mesmo creme que usa no rosto, estendendo a aplicação à zona do decote, igualmente sensível e exposta às agressões externas. Ou optar pela utilização de fórmulas especialmente desenvolvidas para estas zonas.

Não tratar o contorno de olhos

O contorno dos olhos é a zona mais frágil e sensível do rosto e quase não produz colagénio, pelo que a falta de cuidados adequados faz com que seja a primeira zona a denunciar sinais de envelhecimento (olheiras, papos e rugas).

Solução: Use uma fórmula específica para esta zona. Aplique uma quantidade equivalente a um grão de arroz sobre a pele limpa, e espalhe com pequenos toques com a ponta do dedo anelar (sem esticar a pele), de dentro para fora. Aplique de manhã e à noite, antes do creme de rosto.

Dispensar o hidratante por ter pele oleosa

Não confunda oleosidade com hidratação. Apesar das glândulas sebáceas produzirem excesso de óleo, a pele à sua volta pode estar desidratada (isto é, com falta de água). Desidratada, a pele perde defesas e envelhece precocemente.

Solução: Use hidratantes isentos de óleo (oil-free) que são rapidamente absorvidos pela pele. Assim, mantém a hidratação, sem favorecer a produção de oleosidade.

Ignorar a protecção solar diária

80% do envelhecimento precoce da pele é provocado pela exposição aos raios ultravioleta (UV), os quais exercem a sua acção durante todo o ano, passando, inclusive, através de nuvens e vidros.

Solução: Use protector solar todos os dias, quer seja Verão ou Inverno, nas zonas mais expostas: rosto, pescoço, decote e mãos.

E, simultaneamente, prefira cosméticos com acção antioxidante, capazes de travar as alterações celulares provocas pelos raios UV.

Os novos tipos de pele

Segundo Leslie Baumann, directora do Centro de Dermatologia Cosmética da Universidade de Miami, existem não 4 mas 16 tipos de pele, diferenciados pela combinação de 4 parâmetros: hidratação, sensibilidade, pigmentação e rugas.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.