Utilize os produtos certos e ponha fim à pele seca. Veja o que deve usar e o que deve fazer O segredo está nas suas mãos. Se tem habi...

Operação hidratação




Utilize os produtos certos e ponha fim à pele seca. Veja o que deve usar e o que deve fazer
O segredo está nas suas mãos. Se tem habitualmente pele seca no rosto, saiba que este é um dos poucos problemas de pele que não melhora com as idas ao dermatologista.

Não precisa de fazer tratamentos especiais, nem há medicamentos milagrosos, como sublinha o dermatologista Orlando Martins.

Precisa apenas de «criar uma rotina de hidratação exterior e também interior» que permite obviar a este problema que lhe repuxa a pele e pode tornar os sorrisos dolorosos.

O dermatologista pode, contudo, guiá-la na escolha dos melhores produtos para o seu tipo de pele.

Tenho pele seca?

Conhecer a sua pele é o primeiro passo para um cuidado adequado. Uma pele seca é, «devido à diminuição da quantidade de lípidos, uma pele que descama ligeiramente, tem pouca vitalidade e, nos casos mais agudos, pode gerar sintomas como o prurido», refere Orlando Martins, dermatologista.

Vários factores concorrem para este desconforto. À partida, «as peles mais claras são mais secas e as pessoas atópicas (problema genético, que pode acompanhar a asma e rinite alérgica) têm a pele muito mais seca e facilmente fazem eczemas, mesmo na face», adverte o especialista.

«A solução é a hidratação, mas, nos casos mais graves, pode ser necessário aplicar corticóides, tomar anti-pruriginosos ou anti-histamínicos», acrescenta ainda.

Elasticidade em fuga

Ao longo da vida a nossa pele muda. «O envelhecimento atrofia a pele, que perde espessura e glândulas. As hormonas também interferem. Em idade fértil, a hidratação varia ao longo do ciclo, e com o passar dos anos dá-se um declínio hormonal», refere.

«Rugas finas, que não são de expressão, podem começar a surgir logo aos 30 anos e, a partir da menopausa, a pele fica ainda mais seca», explica o especialista.

Para além disso, Invernos frios e secos, ar condicionado, vento ou fumo são alguns dos factores externos difíceis de controlar e que pioram a elasticidade da pele. Se, por outro lado, a pessoa tomar diuréticos ou usar produtos muito adstringentes para lavar o rosto, contribui para que, no Inverno, a falta de hidratação e a sensação horrível de pele esticada se agravem.

Minutos valiosos

Beber água, privilegiar os alimentos ricos em ácidos gordos (como o salmão e nozes) e antioxidantes (legumes e fruta), utilizar emulsões óleo-água e fazer máscaras hidratantes com produtos à base de ceramidas são boas estratégias para manter a pele jovem.

Nos cuidados de beleza deve ter precauções, alerta o dermatologista: «Não abuse da limpeza, optando por um leite suave e aplicando depois um tônico como água de rosas, e abuse da hidratação».

«Fuja dos produtos com álcool, muito detergentes ou queratolíticos (que removem células mortas)», adverte ainda.

Os cremes devem possuir um teor de gordura e ingredientes como lanolina, ureia, glicerina e glicoproteínas, refere o especialista alertando que «várias pacientes queixam-se de que produtos com retinoides ou com ácido glicólico (para combater as rugas) irritam ainda mais a pele».

Igualmente sensível, a pele das mãos requer cuidados. Para protegê-la, «triplique os esforços de hidratação, aplicando creme gordo logo de manhã e antes de se deitar e repetindo ao longo do dia, se necessário», aconselha.

Dica
Deixe o creme hidratante ao lado do sabonete. Assim, sempre que lava as mãos lembra-se logo de hidratá-las.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.