Saiba como usar tônicos, séruns, refirmantes e anticelulíticos Com o guia completo para uma beleza anti-idade que a saber viver compi...

Os aliados da beleza



Saiba como usar tônicos, séruns, refirmantes e anticelulíticos

Com o guia completo para uma beleza anti-idade que a saber viver compilou para si, acabaram-se todas as desculpas!

As suas amigas roem-se de inveja e você sabe bem porquê. Está sempre a par dos últimos avanços da cosmética e o seu necessaire vale ouro.

Cremes, loções, tratamentos intensivos e fórmulas únicas para corrigir cada pormenor menos positivo na sua pele são aliados que não dispensa. Mas será que tem realmente tudo o que necessita para garantir a sua beleza? E estará a usá-lo da forma correta?

Como a beleza é um tema importante para qualquer mulher, reunimos aqui os principais cuidados que deve ter com a sua pele. Os verdadeiros must a incluir no seu necessaire e os gestos essenciais que devem, desde já, fazer parte da sua rotina. O espelho refletirá a diferença...

Leite de limpeza

Quer esteja maquilhada ou não, o leite de limpeza facial ou desmaquilhante é uma etapa incontornável nos cuidados de beleza. É assim que prepara a pele para receber todos os benefícios dos tratamentos faciais.

Aplique-o em todo o rosto (incluindo o pescoço) com um disco de algodão, fazendo movimentos circulares a partir do queixo.

Tônico facial

O tônico facial é o outro dos seus aliados na batalha anti-idade. Além de proporcionar uma sensação de frescura, ajuda a eliminar pequenas impurezas à superfície da cútis, tanto do rosto como do pescoço, deixando os poros livres e receptivos ao creme.

Aplique-o com um algodão, através de pequenos toques, ou pulverize-o e, de seguida, seque a pele com um toalhete de papel.

Creme de dia

Aplicar um creme de rosto logo pela manhã é a melhor forma de começar o dia. A fórmula específica para o dia oferece à pele uma protecção contra os efeitos do ambiente (poluição, vento, sol ou frio), mantendo o equilíbrio cutâneo.

Certifique-se de que este inclui filtro de protecção solar superior a quinze para prevenir o fotoenvelhecimento. Para a pele sensível existem produtos adequados que combatem a acção do frio ou a irritação provocada pelo aquecimento.

Contorno dos olhos

Trata-se de uma zona do rosto que não é como as outras. A sua pele mais fina, cerca de cinco vezes mais macia e, sobretudo, muito sensível, não reage bem a um creme comum e exige um cuidado especial. Evite aplicar hidratante de rosto nesta zona e prefira os produtos específicos, sob a forma de creme ou gel. Além de serem mais fluidas, estas fórmulas são ricas em componentes relaxantes e desintoxicantes, revitalizando esta zona e atenuando os sinais de cansaço (papos, olheiras) ou idade.

Contorno dos lábios

Um sorriso à prova de idade não é fruto do acaso. Logo a seguir aos olhos, o contorno dos lábios ocupa o segundo lugar no ranking das zonas mais sensíveis do rosto.

Por este motivo, é importante dedicar-lhe alguma atenção. Prefira as fórmulas específicas, ricas em colagénio e elastina que preenchem e regeneram a pele.

Aplique de manhã e à noite, fazendo uma pequena massagem na zona que contorna o lábio. Quanto aos lábios propriamente ditos, deve hidratá-los regularmente e protegê-los dos raios solares com um bálsamo nutritivo enriquecido com filtro solar.

Creme anti-rugas

Além do ritual (limpar, tonificar e hidratar) e da protecção solar, outra equipa de aliados ajuda a travar o tiquetaque do relógio.

São os famosos anti-rugas que, pela sua composição, actuam em profundidade na pele, estimulando a produção de colagénio e a renovação celular.

Creme de noite

Depois de um dia inteiro sujeita a agressões de todo o tipo, a pele precisa de recarregar baterias. É isso que ocorre, naturalmente, quando o sol se põe e cabe-lhe a si contribuir para o êxito desta missão.

Assim, todos os dias ao deitar deve (à semelhança do que fez pela manhã) limpar a pele do rosto, tonificá-la e, de seguida, aplicar um creme de noite.

Mais rico e nutritivo do que a versão para o dia, este actua em profundidade regenerando a pele. O rosto fica aveludado, pronto para enfrentar o dia seguinte.

Máscara

Quando o objectivo é eliminar os sinais de cansaço, stress, flacidez, desidratação ou marcas de idade, precisa de ajuda especializada. Ou melhor, de uma máscara facial.

Replicando os princípios activos das fórmulas usadas em instituto, estes tratamentos específicos para cada problema actuam em profundidade restabelecendo o equilíbrio cutâneo.

Aplicar sobre a pele limpa e evitar a zona ocular são algumas regras-base a adoptar. Dada a especificidade de cada tipo de máscara, é aconselhável seguir as instruções do produto, respeitando todos os passos e a frequência da operação que, regra geral, não deve exceder uma a duas vezes por semana.

Esfoliação

Uma vez por semana, o seu rosto merece um tratamento especializado: a esfoliação. Graças aos seus princípios activos e à sua textura granulada, o esfoliante ajuda a eliminar as células mortas da pele deixando-a como nova.

Pode ser aplicado em todo o rosto, excepto na região do contorno dos olhos, onde a pele é mais fina e sensível. Se é susceptível a vermelhidão ou irritação cutânea, opte por um esfoliante de textura mais suave.

Desodorizante

Mesmo nos dias cinzentos, a transpiração cutânea pode surgir para arruinar o seu dia. O stress ou vestuário de fibras sintéticas contribuem para o problema mas existem formas simples de evitá-lo e complementar a higiene diária.

Seja em creme, spray, stick ou roll-on o desodorizante é a arma ideal para fazer face ao stress diário. Prefira as fórmulas hipoalergénicas, sem álcool e com aromas suaves e refrescantes, como os citrinos.

Pescoço e decote

Mesmo que o creme para o rosto inclua vários princípios activos anti-envelhecimento, há zonas que requerem uma atenção redobrada. É o caso do pescoço e do decote, cuja pele perde gradualmente vigor e exibe os sinais da idade.

Aplicar um produto específico para esta zona com movimentos ascendentes ajuda reforçar as suas defesas.

Creme para as mãos

Hidratar, hidratar e hidratar. São as três regras de ouro nos cuidados das mãos. Expostas a inúmeras agressões, das climatéricas às químicas (sabonetes e afins), as mãos são também o reflexo mais fidedigno da idade que figura no seu BI.

Tratá-las é, por isso, vital. Hidrate-as diariamente e transporte o produto consigo para renovar a dose sempre que necessário.

Prefira um creme com filtro solar e, se tiver tendência para manchas ou notar algumas marcas do tempo, opte por fórmulas anti-idade.

Hidratante e refirmante

Mesmo quando o tempo já não recomenda o uso do biquíni, o seu corpo continua a merecer um cuidado diário. Assim, deve aplicar sempre, após o duche, um hidratante corporal para restituir o equilíbrio da pele.

Além dos cremes convencionais existem agora novas fórmulas refirmantes que ajudam a tonificar a pele, deixando-a mais firme e hidratada.



Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.