Popularmente chamadas de rachaduras, são lesões em que não há perda do tecido, mas um afastamen...

FISSURAS ( RACHADURAS)

 
 
 
 
Popularmente chamadas de rachaduras, são lesões em que não há perda do tecido, mas um afastamento linear da pele, superficial ou profundo, sem deixar cicatriz, muito comum na região do calcâneo, em muitos casos causa dor e sangramento.
São ocasionadas pelo ressecamento da pele associada ou
 não a hiperqueratose. Pode haver a presença de fungos, neste caso além do tratamento podológico com desbastamento da hiperqueratose e o uso de cremes hidratantes e umectantes específicos, os pacientes devem ser encaminhados ao dermatologista
Estas fissuras costumam acontecer pela falta de hidratação dos pés. Esta alteração pode aparecer em qualquer clima, no frio ou calor. Quando a pele dos pés é agredida por fatores externos como o atrito com calçados ou falta de hidratação, é desencadeada uma reação de defesa, formando-se assim a hiperqueratose com ou sem fissuras.
 
O surgimento de rachaduras tem varias causas como alterações ortopédicas, fatores hereditários, alterações do clima, relação com a psoríase, diabetes, doenças vasculares, micoses, andar descalço, usar calçados abertos nos calcanhares, etc.
A melhor solução é hidratar bem a pele e o efeito é intensificado pelo uso de meias.
 
BY BIA PODÓLOGA E ESTETICISTA



 


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.