A gordura localizada na região abdominal não é apenas um incômodo estético para mulheres e homens. Além de não ser nada agradável sent...

GORDURA LOCALIZADA NO ABDOMEM UM DESAFIO



A gordura localizada na região abdominal não é apenas um incômodo estético para mulheres e homens. Além de não ser nada agradável sentir os "pneuzinhos" pulando para fora da calça, a gordura abdominal está associada a problemas como infarto, hipertensão e diabetes. Infelizmente, pesquisas relacionadas ao tema não são nada animadoras. Um levantamento feito pelo Projeto Corações do Brasil, coordenado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, com uma população de 1.239 pessoas, todas acima de 18 anos, apontou que apenas 30% das mulheres e 55% dos homens estavam dentro dos parâmetros determinados pela Federação Internacional de Diabetes para circunferência abdominal. De acordo com a Federação, recomenda-se que a medida da circunferência abdominal da mulher seja de, no máximo, 80 cm e a dos homens não deve ser superior a 94 cm.
De acordo com Renata Nakata Teixeira, professora da Reebok Sports Club e mestre em biodinâmica do movimento humano, além dos fatores genéticos e hormonais, o abdômen é uma região fisiologicamente suscetível ao acúmulo de gordura, porque nele se encontra grande número de células que absorvem açúcar. "É por isso que alimentos de alto valor calórico se convertem mais facilmente em gordura abdominal", diz.
E para ajudar na tarefa de eliminar os pneuzinhos e a barriguinha de Chopp, que, em excesso, podem não fazer bem para a saúde e, esteticamente incomodam. O primeiro passo é controlar alimentação e combinar bons hábitos alimentares com prática regular de atividade física.
De acordo com a nutricionista Eliane Romantini, é essencial manter uma dieta fracionada. O ideal é fazer 4 ou 5 refeições diárias e comer moderadamente de três em três horas. "É importante comer no intervalo entre café da manhã e almoço uma barrinha de cereais, fruta ou ainda um iogurte para evitar ir almoçar com muita fome e comer exageradamente. A mesma coisa deve ser feita no intervalo entre almoço e jantar. Nesse período, opte por um lanche natural ou torradinhas integrais", diz.
Evite também frituras, doces e alimentos gordurosos e invista nas frutas, legumes, saladas e vegetais. Não se esqueça de beber, no mínimo, 2 litros de água por dia e modere no consumo de bebidas alcóolicas, que trazem calorias vazias, ou seja, só engordam e não oferecem nenhum nutriente.
E tão importante quanto uma dieta equilibrada é a prática dos exercícios físicos. De acordo com Renata Nakata Teixeira, a combinação de musculação, atividade aeróbica e abdominal pode acelerar o processo da perda da gordura abdominal. "Os exercícios aeróbicos, como caminhada na esteira e pedalada na bicicleta, são importantes para aumentar o gasto energético e devem ser realizados em baixas intensidades para que a gordura sirva como combustível principal. A musculação também é importante, pois favorece o aumento do metabolismo basal (gasto energético diário), ou seja, quanto mais músculos, mais gordura seu organismo terá que utilizar para fornecer energia a eles", explica.
Os exercícios abdominais também são importantes porque reforçam a estrutura muscular da região. A professora de educação física afirma que a respiração faz diferença durante as séries de abdominal. "Respire corretamente, expirando na contração e inspirando no relaxamento". A dica da especialista é que a pessoa escolha atividades prazerosas para não desistir no meio do caminho. Segundo ela, a frequência dos treinos depende do estado de treinamento de cada um. Se a pessoa está parada há anos, o aumento deve ser gradativo e respeitar as adaptações fisiológicas do corpo. Para se tiver uma ideia, segundo American College Sports Medicine (ACSM), 2 horas e meia de exercícios em intensidade moderada por semana é o mínimo para indivíduos sedentários obterem benefícios. Recentes estudos indicam, portanto, que de 3,5 a 5 horas semanais são mais efetivas para a perda de peso.
Tratamentos mais indicados
Os especialistas entrevistados foram unânimes em dizer que o melhor jeito de eliminar a gordura localizada é, além de manter uma dieta equilibrada e fazer exercício físico, associar técnicas de tratamento. Mas a especialista também acredita que a combinação de tratamentos seja mais eficaz para perda de gordura. Cremes, géis redutores, massagem e drenagem resolvem o problema.
Tem gente que acredita que fazer drenagem linfática resolve o problema da gordura localizada, porque diminui medidas. Mas A drenagem ajuda o procedimento prepara a região para receber os tratamentos que vem depois, porque melhora a circulação e a nutrição tecidual.
Já as massagens modeladoras elas têm sim sua funcionalidade, ativam produtos cosméticos a chegar à gordura por comunicação celular.
Aqui na ABSOLUTA ESTÉTICA E PODOLOGIA associamos a drenagem com a massagem modeladora = Drenomodeladora, sendo assim tratamos com mais eficácia as gorduras localizadas, há ainda os tratamentos junto com eletroterapia.



BY BIA PODÓLOGA E ESTETICISTA


Você também pode se interessar

Um comentário:

  1. Olá meu nome é Eugenia e estou interessado em conhecer um pouco mais da abdominoplastia porque eu perdi 10 kg e eu Eu preciso dessa cirurgia

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.