A unha é formada por células achatadas firmemente compactadas e altamente queratinizadas. Tem formato retangular, é translúcida e transp...

DOENÇAS DAS UNHAS




A unha é formada por células achatadas firmemente compactadas e altamente queratinizadas. Tem formato retangular, é translúcida e transparente. O tom rosado da unha é, na verdade, a cor rósea do leito ungueal que pode ser vista através da unha. A meia lua branca na base da unha é a parte mais externa da matriz que aparece através da lâmina ungueal.

Esta lâmina se fixa nos tecidos e estruturas situados abaixo dela, todos envolvidos no desenvolvimento da unha e formam a unidade ungueal.

Esta unidade ungueal é composta:

Dobra ungueal proximal – é uma extensão da pele dos dedos e forma uma dobra que se estende superficialmente em relação à matriz.

Cutícula– é a camada córnea da dobra ungueal proximal, fica aderida à unha e serve para proteger a matriz. Na falta dela é frequente ocorrer inflamação da matriz ungueal e, portanto, é desaconselhável remover ou empurrar a cutícula.

Matriz –é a parte que realmente forma a placa ungueal. É composta de células basais que sofrem divisão celular, se queratinizam. Parte da matriz se prolonga sob a placa ungueal e aparece como uma meia lua de cor clara na base da unha, chamada lúnula.

Leito ungueal – se estende da matriz até a extremidade distal e é uma superfície composta de epiderme e derme.

Hiponíquio– localiza-se na extremidade distal, na borda ungueal e uma camada fina de células córneas. Normalmente não é visível a não se em pessoas que roem a unha

A unha cresce continuamente, com uma velocidade média de 0,05 a 1 mm por dia. Cresce mais rápido em jovens e em homens. As unhas das mãos crescem mais rápido que as unhas dos pés. Hábitos, como roer as unhas, aumentam a velocidade de crescimento e doenças graves, desnutrição, fumo e frio retardam o crescimento das unhas.

Podemos encontrar alterações de cor nas unhas:

Coloração amarelada: infecções por fungos, psoríase, eczemas, uso de medicacações como penicilamina e tetraciclina. Quando ocorre em todas as unhas pode estar relacionado a distúrbios pulmonares e a Linfedema.

Coloração verde: infecção por Pseudomonas aeruginosa.

Coloração preta amarronzada: normalmente é causada por aumento de pigmento nos melancólicos na matriz ou por funcionamento anormal dos melancólicos. Pode ocorrer em negros sem significar doenças e pode estar relacionada à presença de nevos (pintas) ou tumores (melanoma).

Coloração vermelha- arroxeada: a causa mais comum é o trauma, mas deve ser feito o diagnóstico diferencial com o melanoma.

Coloração branca: se ocorrer de forma pontilhada pode ser consequência de trauma. Mas podem ocorrer em vitimas de infarto, doenças renais, doenças autoimunes e cirrose hepática. Também este presente em certas infecções fúngicas.

As unhas podem manifestar anormalidades na sua estrutura.


Unhas quebradiças: ocorre divisão ou esfarelamento da unha, que pode ter como causas o ressecamento das pontas dos dedos e doenças como eczemas, psoríase, e líquen plano. Pode ainda ocorrer como manifestação de doenças internas como hipotireoidismo e deficiência de ferro (anemias).

Uma manifestação frequente nas unhas é a micose. Em princípio as unhas não são muito suscetíveis às infecções por fungos, mas podem ocorrer com grande facilidade quando estão danificadas por traumas ou até mesmo por manipulações da unha e da cutícula. Algumas doenças podem estar relacionadas com aparecimento da micose nas unhas, dentre elas: diabetes, distúrbios imunológicos, alteração da circulação das pernas e pés, entre outras. Vários são os agentes causadores, mas os mais comuns são a Cândida e os Tricophyton. O diagnóstico pode ser confirmado por exame micológico direto e cultura do material retirado na unha. O tratamento pode ser localizado ou com o uso de medicação oral, dependendo do grau e intensidade de acometimento da unha e ainda do agente causador da micose.


BY BIA PODÓLOGA E ESTETICISTA


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.