Descobre o significado das palavras mais usadas no mundo da moda. Se és uma apaixonada pelas tendências mais trendy, pelos desfil...

Vocabulário na Moda.

 
 
Descobre o significado das palavras mais usadas no mundo da moda.
Se és uma apaixonada pelas tendências mais trendy, pelos desfiles das melhores maisons, pelas peças must-have de cada estação e pelas lojas mais cool deves saber do que estás a falar. Trendy, maison, must-have, cool… Afinal de que falamos?

MUST-HAVE. Em português “deves ter”. Os artigos obrigatórios de cada estação para estares de acordo com as grandes tendências. Por exemplo para este O/I, um casaco de couro, um cinto com tachas e uns pumps vertiginosos são um must-have.

MAISON. Significa “casa” e refere-se a uma Casa de Alta-Costura, sobretudo as que têm mais história e tradição, como a Maison Chanel.

FASHION CLOSET. O guarda-roupa seleccionado para para uma sessão fotográfica, para um filme, etc. Ele é constituído não só por peças trendy mas também por básicos. Por exemplo, numa grande revista de moda internacional, onde chegam todos os dias novos artigos de moda, o fashion closet é informatizado e administrado por alguém responsável.

FINE JEWELRY. Peças de joalharia feitas de metais e pedras preciosas. Ao contrário de “costume jewelry” que pode, por exemplo, utilizar o vidro de forma a ser mais decorativo e não tão caro.

SAPATOS MARY JANE. Mary Jane é uma das protagonistas da banda desenhada Bastar Brown de 1902. São os sapatos básicos com uma presilha à volta do tornozelo.

FASHIONISTA. Pessoa sensível à moda. Pode ser um profissional da moda, como um editor de moda ou um buyer.

BUYER. Pessoa responsável por compras e que pode ser considerado como um trend setter.

TREND SETTER. Criador de tendências.

ICON BAG. Carteira básica de cada marca de primeira classe. Algumas das que ficaram para a história são a 2.25 da Chanel ou a Kelly da Hermès.

CLUTCH. É uma carteira básica, indispensável para qualquer situação, normalmente sem alça e muito pequena.

CRUISE COLLECTION. Normalmente nas lojas a partir de Novembro, é uma colecção para usar em férias em locais onde a estação é a oposta à do local de apresentação.

TROMP L’OEIL. Técnica artística que cria uma ilusão de óptica. Por exemplo, um tecido que à primeira vista parece rendado mas que na verdade é estampado.

COCOON. Silhueta em forma de casulo, o mesmo que egg shape (forma em ovo) ou oval line (linha oval), muito usada nos anos 50 e 60.

FRONT ROW. Primeira fila (de um desfile de moda), onde se sentam os mais importantes do mundo da moda ou as celebridades.

FIRST LOOK. O primeiro visual a surgir num desfile de um criador, que resume e representa toda a colecção.

BRIT STYLE. Estilo com inspiração inglesa, como o argyle ou o tartan.

DECO. Art Déco, estilo decorativo dos anos 20/30, inspirado pelo cubismo, pela arte oriental e pelo jazz. Efeito gráfico, linhas rectas, harmonia entre o industrial e o artístico.

BOHO CHIC. Se “boho” vem de “bohemian” (boémio) e se “soho” (bairro chique de Nova Iorque), “boho chic” é a conjugação entre o boémio e o chic.

LAYERED STYLE. Modo de criação que sobrepõe tecidos. Marni ou Yohji Yamamoto são alguns exemplos.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.