Definição: O Sarampo é uma doença viral aguda caracterizada por febre, tosse, conjuntivite, manchas vermelhas características...

SARAMPO

 
 
 
Definição:

O Sarampo é uma doença viral aguda caracterizada por febre, tosse, conjuntivite, manchas vermelhas características na pele e também na mucosa bucal (manchas de Koplik). Pode-se afirmar que, em alguns países da América Latina, o sarampo tem sido uma das maiores causas de morte produzida por doenças infecciosas, transmissíveis e agudas.

Há uma relação direta entre a mortalidade devida ao sarampo, condições socioeconômicas precárias e subnutrição. O início dos sintomas coincide com o início das estações frias do ano. O contágio ocorre de pessoa a pessoa, pelas gotas de saliva, no período catarral e começo do eruptivo; não ocorre através de objetos nem de outras pessoas. Diferentes estudos ressaltam a conjuntiva (olhos) como a porta de entrada mais importante para o vírus do sarampo. A capacidade de contágio da doença se inicia ao final do período de incubação, chega ao máximo durante a fase catarral e continua até 5 dias depois de iniciada a erupção das manchas.

A fase de incubação é muito variável, entre 7 e 14 dias na média, mas pode prolongar-se até 18 ou 20 dias.

Quadro Clínico:

a) Período Inicial ou Catarral: Inicia-se com febre, que atinge sua elevação máxima no terceiro ou quarto dia da doença, mantendo-se alta durante a evolução do período eruptivo. A conjuntivite também aparece com bastante freqüência, acompanhada de inchação das pálpebras, lacrimejamento e intolerância à luz. Como conseqüência da reação inflamatória nas vias respiratórias, aparece uma tosse seca e persistente.Também pode haver comprometimento do estado geral, com fraqueza, sonolência anorexia, etc. Ao se examinar a cavidade bucal, as chamadas manchas de Koplik podem ser vistas. Aparecem como pequenos grãos de farinha fina implantados sobre uma pequena área vermelha na mucosa das bochechas.

b) Período de Declínio: O período de Estado se prolonga por 6 ou 7 dias ao final dos quais se normaliza a temperatura e desaparecem os principais sintomas. A doença produz nesta etapa uma diminuição dos mecanismos de defesa, o que pode dar origem a complicações como outras infecções.

Tratamento:

Como o sarampo é uma doença viral, e um medicamento específico para o agente causador ainda não foi desenvolvido, se não existe nenhuma complicação, o tratamento consiste em aliviar os sintomas.

O doente deve guardar repouso absoluto enquanto persistirem as manchas (aproximadamente uma semana). O ambiente deve estar ventilado, de temperatura moderada e com pouca luz. A alimentação deve ser completa, líquida ou leve e administrada em pequenas porções servidas freqüentemente.

A febre é combatida com medicamentos antitérmicos e líquidos abundantes; a tosse se alivia com a umidificação do ambiente ou com medicamentos.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.