Veja o que deve fazer para se livrar deles este Verão As varizes e a sensação de peso nas pernas são transtornos incómodos que ...

Varizes e peso nas pernas.




Veja o que deve fazer para se livrar deles este Verão


As varizes e a sensação de peso nas pernas são transtornos incómodos que afectam a vida quotidiana e que se agravam no Verão, com o tempo quente.


As varizes são uma alteração da circulação venosa de retorno que afecta uma em cada 10 pessoas e é mais frequente nas mulheres. Resultam de problemas nas válvulas das veias das pernas, as que normalmente ajudam a que o sangue siga o seu caminho em direcção ao coração.


Quando estas funcionam mal, o sangue estanca nas veias, dilatando-as e produzindo dor, para além de entorpecer o fluxo sanguíneo. Se as varizes forem grandes, podem colocar em risco a saúde, já que aumentam a possibilidade de aparecimento de trombos (coágulos de sangue).


Por outro lado, actualmente 80% dos adultos padece do sintoma de pernas cansadas, que afecta tanto homens como mulheres, ainda que estas, tendencialmente, sofram mais devido às alterações hormonais ocorridas ao longo da vida (menstruação, gravidez, menopausa...) As causas mais frequentes deste transtorno são um estilo de vida inadequado (sedentarismo, alimentação desequilibrada, tabaco, álcool...) a par da falta de acompanhamento médico.
11 conselhos para tornar as suas pernas mais leves


Mais fibra


Os problemas intestinais, como a prisão de ventre, têm influência sobre a circulação das pernas. Aumente a ingestão de fibra (frutas, verduras...) e contribuirá para regular a o processo digestivo.


Menos sal


O sal em excesso provoca retenção de líquidos, o que aumenta o inchaço.


Água em abundância


Ajuda a eliminar toxinas e depura o corpo. Para além de água, beba sumos naturais, sopas e infusões.


Pernas para cima
Durma com as pernas ligeiramente levantadas (coloque uma almofada debaixo dos pés).

Roupa confortáve
l


É aconselhável vestir sempre roupa folgada e de materiais transpiráveis. Evite os saltos excessivamente altos bem como as sapatos completamente rasos.


Mexa-se


Andar a pé, subir escadas, andar de bicicleta... Com qualquer uma destas actividades melhorará o retorno venoso.


Relaxe


O cansaço e o stress afectam todo o corpo, incluindo a circulação, pelo que trate de levar uma vida mais tranquila (não confundir com sedentária).


Água fria


As temperaturas quentes provocam vasodilatação, o que piora a circulação. Se combinar jactos de água fria e morna tonifica e contrai os vasos sanguíneos, aliviando a sensação de cansaço.


Modifique a postura


Se passa muito tempo sentada, mude de postura de vez em quando. Se está em casa, ande em pontas de pés e agache-se várias vezes para que a circulação volte ao seu fluxo normal.


Massagens


Com as mãos ou uma escova de massagem, comece nos pés e vá subindo, pouco a pouco, até ás coxas, onde deve centrar a atenção durante um pouco, insistindo com movimentos circulares.

Use meias elásticas



Estas melhoram a circulação de retorno.


Texto: Fernanda Soares




Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.