Para o organismo funcionar bem, não fazem falta apenas as vitaminas, também precisamos de sais minerais que, tal como elas, não podem ser p...

Os sais minerais.


Para o organismo funcionar bem, não fazem falta apenas as vitaminas, também precisamos de sais minerais que, tal como elas, não podem ser produzidos pelo organismo.
Os minerais são nutrientes com função plástica e reguladora do organismo e obtêm-se através da alimentação.

Existem diversos sais minerais e cada um desempenha uma função diferente: o cálcio, mantém os ossos fortes; o ferro é muito importante para a respiração celular, visto que tem um papel fundamental na troca do dióxido de carbono pelo oxigénio; o cobre influencia na formação dos tecidos da pele; o fósforo é importante para o funcionamento dos músculos; o zinco auxilia o sistema imunulógico; o potássio auxilia no processamento das proteínas e na contracção dos músculos; o sódio ajuda a regular a quantidade de água no corpo; o iodo regula o funcionamento da tiróide (glândula responsável pelo crescimento).

Dividem-se em macrominerais (necessários em quantidades de 100 mg ou mais por dia) que são: cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio e enxofre; e microminerais (necessários em pequenas quantidades - miligramas ou microgramas por dia) que são: ferro, cobre, cobalto, zinco, manganês, iodo, molibdênio, selénio, flúor e cromo.

Os sais minerais constituem 5 a 6% do corpo humano, sempre em quantidade variável e todos eles regulam o funcionamento do nosso organismo.

Cada mineral é requerido em quantidades específicas, numa quantidade que varia de microgramas a gramas por dia. Dessa maneira, é importante dizer que o excesso na ingestão de um pode acarretar prejuízos na absorção e utilização de outro. Por exemplo, a absorção de zinco pode ser afectada pela quantidade de ferro ingerida, enquanto que a ingestão em excesso de zinco pode reduzir a absorção de cobre.

Teoricamente, todos os alimentos deveriam conter sais minerais, mas a industrialização e outros métodos modernos de produção de alimentos podem eliminá-los. Contudo, uma alimentação equilibrada cobre as nossas necessidades de minerais.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.