Pelas suas propriedades nutritivas, os bróculos surgem cada vez mais nas listas de alimentos altamente recomendáveis. Um estudo da Escola...

Coma brócolos e respire melhor


Pelas suas propriedades nutritivas, os bróculos surgem cada vez mais nas listas de alimentos altamente recomendáveis.

Um estudo da Escola Médica John Hopkins (EUA) revelou que os brócolos contêm um potente antioxidante denominado sulforafano que, em quantidades suficientes, consegue impedir parcialmente o processo inflamatório que ocorre nos tecidos danificados no pulmão, causado pela Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). Mais um (bom) motivo para incluir esta verdura na sua alimentação.

Os brócolis (português brasileiro) ou brócolos (português europeu), também chamados de simones (do italiano broccolo, no plural broccoli) são vegetais da família Brassicaceae (crucíferas), uma das formas cultivadas de couve, Brassica oleracea, tal como a couve-flor, o repolho, couve de bruxelas, couve-nabo entre outros.

As folhas, as flores e os pedúnculos florais são comestíveis.

Originário da Europa, o brócolis também têm seu uso na medicina, graças ao seu elevado teor de cálcio que é - dependendo da variedade e da forma de preparo do brócolis - em média 47 mg por cada 100 gramas de flores e 51 miligramas em cada 100 gramas de folhas, o que representa cerca de cinco vezes a dose existente no leite. Por isso, esse vegetal é um bom construtor e formador dos ossos e dos dentes.

De acordo com pesquisas publicadas recentemente, os brócolos e o repolho ajudam a evitar o câncer de próstata se consumirmos pelo menos três porções diárias desses vegetais, assim como podem reduzir até metade o risco de câncer de próstata. Essa pesquisa baseou-se num estudo do Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, de Seattle, nos Estados Unidos.

Por outro lado, um estudo japonês demonstrou que há uma espécie que tem um veneno e paraliza os membros superiores durante mais de uma hora, e pode ter diversos efeitos secundários se ingerido em excesso.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.