Novamente venho falar sobre os benefícios da Argila. Percebi o interesse enorme das pessoas sobre esse assunto. Coloco aqui um resumo sobr...

TRATAMENTOS ESTÉTICOS COM ARGILA



Novamente venho falar sobre os benefícios da Argila. Percebi o interesse enorme das pessoas sobre esse assunto. Coloco aqui um resumo sobre tudo que aprendi sobre a Geoterapia.

GEOTERAPIA: É uma técnica terapêutica da medicina natural, que se utiliza do barro ou argila aplicando sobre o corpo. É um material natural, terapêutico e que faz parte das mais antigas técnicas de curas populares.

HISTÓRIA DA ARGILA: Os antigos egípcios utilizavam a argila para tratamentos de inflamações, úlceras e deformações reumáticas. Através das lamas do Rio Nilo. Com o tempo foi descoberto as propriedades terapêuticas. Uma terapia muito antiga, a qual todas as civilizações que viviam em volta dos vulcões, lagos ou mares, intuitivamente utilizavam-se da argila para a cura.

PORQUE A TERRA CURA: Existem várias explicações, mas todas as argilas e terras são compostas por 3 componentes fundamentais: quarzo, feldspato e mica. As quantidades variam.
Rica em fontes Minerais: Ferro, Magnésio, Potássio, Silício, Alumínio e outros. Tendo várias atuações estéticas. É muito usada como agente purificador. De acordo com estudos o barro repõe minerias, estimula a atividade de certas enzimas.

COMPOSIÇÃO DA ARGILA:
ALUMÍNIO: Atua contra a falta de firmeza, cicatrizante, efeito clareador.
SILÍCIO(COLÁGENO): Tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos, tem ação purificante, adstringente, hidratante, reduz inflamações e atua na flacidez cutânea.
FERRO: Papel importante na respiração celular.
MAGNÉSIO: Hidratação e síntese das fibras do colágeno.
MANGANÊS: Cicatrizante, antialérgico, ação antiinfecciosa.
SÓDIO E POTÁSSIO: Ajudam a manter a hidratação.

PROPRIEDADES DA ARGILA: Analgésica, antiinflamatória, anti-reumática, bactericida, cicatrizante, circulatória, desintoxicante, drenante, descongestionante, esfoliante, hidratante, fungicida, tonificante, vitalizante, ternsora, regula produção sebácea, estimulante.

INDICAÇÕES DA ARGILA: FEG( celulite), flacidez, gordura localizada,estrias, drenagem, revitlização, hidratação, varizes, problemas circulatórios em geral, artrite, dores pelo corpo,acne, retenção de líquido,etc.

CONTRA-INDICAÇÃO DA ARGILA: Portadores de tuberculose pulmonar, tuberculose em articulações, arteriosclerose e enfermidades do coração.

CUIDADOS NA APLICAÇÃO DA ARGILA: Não manipular a argila em recipientes de ferro, metal ou plásticos. Utilizar vidros e porcelana.
Utilizar água mineral ou filtrada e não aplicar a argila em feridas abertas, hemorrágicas, nasal, vaginal, fissuras, micoses, frieiras, queimaduras ou bolhas.
Misturar umas gotas de água no pó de argila até fazer uma mistura homogênea, em seguida colocar as gotas de óleo essencial. Não reaproveitar a argila para outra pessoa.
Ao colocar no rosto, evitar passar muito próximo aos olhos e passar no pescoço também.

ÓLEOS ESSENCIAIS: É uma composição complexa de vitaminas, antibióticos, anti-sépticos, ácidos orgânicos, ésteres, éteres, etc. Existem os óleos que atuam diretamente na pele e de ação psicossomática.

ARGILA ASSOCIADA AOS ÓLEOS ESSENCIAIS: Ao adicionarmos os óleos  ao nosso plano de trabalho, no caso á argila, estaremos somando benefícios ao tratamento do corpo e da mente ao mesmo tempo.

PRINCIPAIS ARGILAS:
ARGILA BRANCA: Cicatrizante(alumínio presente), clareadora, indicada para tratar manchas, peles sensíveis.É a mais leve de todas. Usada em másaras faciais e xampus para cabelos secos.
ARGILA VERDE: Bactericida, analgésica,, cicatrizantes, indicada para peles acneicas e oleosas. Também utilizada para cabelos oleosos. Esfolia e promove a desintoxicação.
ARGILA VERMELHA: Hidrata e previne o envelhecimento da pele. Redutora de medidas e pesos. Ativa a circulação.
ARGILA AMARELA: Formação do colágeno da pele(rica em silício). Indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Hidratante, atua na flacidez cutânea.
ARGILA ROSA: Ideal para peles cansadas e sem viço. Devolve a luminosidade, hidrata a pele, aumenta a circulação. Argila suave, é indicada para peles sensíveis. Auxilia na queima e na drenagem  de celulite e gorduras localizadas. Efeito tensor, ajuda nos tratamentos de flacidez tissular.
ARGILA PRETA: Ou lama negra é considerada muito nobre. Raramente encontrada. Tem ação anti-inflamatória, anti-stress, tensor, revitalizador do couro cabeludo,etc.
ARGILA MARROM: Ativa a circulação, é uma argila rara devido sua pureza. Eficaz contra acne e tem efeito rejuvenescedor do tecido.

INDICAÇÕES DAS ARGILAS NA ESTÉTICA:
ESTRIAS(ROMPIMENTO DO COLÁGENO E ELASTINA):
Aplicar ácido glicólico e remove;
Faz esfoliação forte com argila verde(deixa agir por 10 minutos);
Aplicar máscara de argila amarela(20 minutos);
Finaliza com óleo de semente de uva.

TRATAMENTOS CAPILARES(QUEDA DE CABELO, CASPA E OLEOSIDADE):
2 colheres de argila vermelha ou verde;
6 gotas de óleo essencial de Alecrim e 6 gotas de ylang ylang;
Aplicar no couro cabeludo fazendo massagens(deixa por 10 minutos);
Pode deixar na touca térmica e cuidar para aplicar argila só na raíz e creme nas pontas do cabelo para não ressecar;
Lave normalmente;
Pode fazer até 3 dias da semana.

HIPERCROMIAS(EXCESSO DE MELANINA NA PELE, MANCHAS):
1 colher de argila branca;
2 gotas de óleo essencial de lavanda;
Faz a esfoliação, ativa e deixa agir na pele durante 20 minutos.

ACNE:
2 colheres de argila verde;
1 colher de água filtrada;
3 gotas de óleo essencial de copaíba e 3 gotas de óleo essencial de lavanda.(também pode ser usado o óleo de Alecrim);
Sempre deixando agir 20 minutos no rosto antes de retirar.

GORDURA LOCALIZADA E FEG(CELULITE):
6 colheres de argila rosa;
3 colheres de água;
5 gotas de óleo essencial de gengibre;
5 gotas de Alecrim;
Colocar no abdômem e fazer oclusão com rollopack deixando por 2 horas;
Também pode ser usado a manta térmica e deixar por 20 min ou manta de alumínio(40 min)

FLACIDEZ TISSULAR
Inicia com uma esfoliação com argila branca;
Fica 10 minutos e retira;
Finaliza com máscara de argila preta ou amarela com 3 gotas de óleo essencial de Patchouli (deixa mais 20  minutos


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.