A pele, como maior órgão do corpo humano, também apresenta sinais de envelhecimento, os quais tornam-se evidentes devido à sua característi...

Fotoenvelhecimento


A pele, como maior órgão do corpo humano, também apresenta sinais de envelhecimento, os quais tornam-se evidentes devido à sua característica de envoltório protetor.
O envelhecimento cutâneo pode ser dividido em envelhecimento intrínseco e fotoenvelhecimento. O primeiro representa aquele comum aos órgãos e o segundo mais intenso e evidente, é o que ocorre devido aos danos causadospela radiação ultra-violeta.

"O envelhecimento causado pela idade é mais suave, lento e gradual, causando danos estéticos muito pequenos. Já o fotoenvelhecimento é mais danoso e agressivo à superfície da pele, sendo responsável por modificações como rugas, engrossamento, manchas e o próprio câncer de pele", afirma Dra. Denise.

Segundo ela, o fotoenvelhecimento não é intensificação do envelhecimento cronológico, mas tem características próprias muito diferentes do envelhecimento comum. Sendo assim, a pele vai apresentar características diferentes em áreas expostas e não expostas. Além disso, o Sol passa a ser o principal fator em relação ao fotoenvelhecimento.

" O espectro eletromagnético da luz tem vários tipos de radiação com diferentes tipos de comprimento de onda. As radiações apresentam diferentes penetrações e respostas relacionadas ao seu comprimento de onda e ao local onde será absorvida. Os fótons que carregam esta energia são absorvidos por moléculas da pele que a transformam em calor. Neste processo, dependendo da radiação e da energia, pode haver um dano importante no DNA celular", explica a dermatologista.

As ondas mais importantes relacionadas ao fotoenvelhecimento são aquelas chamadas de radiação ultra-violeta. As radiações com comprimento de onda menor que 200nm não ultrapassam a camada de ozônio e em geral não atingem a pele. As radiações ultra-violeta B e ultra-violeta A são aquelas mais relacionadas aos danos causados à pele e também as mais conhecidas e estudadas. A luz visível e a radiação infravermelha também causam prejuízos à pele e suas ações vêm sendo muito pesquisadas nos últimos anos. Várias referências demonstram que essa parte do espectro pode potencializar os efeitos maléficos da radiação ultra-violeta B e A.

“Resumidamente podemos afirmar que a radiação ultra-violeta B causa danos agudos à cútis tais como: avermelhamento e queimaduras e danos crônicos como câncer de pele e envelhecimento. Essa radiação penetra superficialmente e está principalmente entre as 10 e 15 horas do dia”, declara a Dra. Denise, explicando que a radiação ultra-violeta A penetra. mais profundamente na pele atingindo a derme causando menos eritema e queimadura. “No entanto, devido a sua maior penetração, é responsável pelo envelhecimento e também pelo câncer de pele. Ela está presente durante todo o dia”.

Outra alteração marcante causada pelo Sol é a dimimução das células de Langerhans, responsáveis pela resistência imunológica


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.