Envelhecer é natural e deve ser um processo sem traumas e com cuidados adequados. No início do século passado, a longevidade do homem era ...

Envelhecimento

 
Envelhecer é natural e deve ser um processo sem traumas e com cuidados adequados. No início do século passado, a longevidade do homem era bem menor: a média de vida era cerca de 50 anos. Hoje, um número maior de pessoas chega à terceira idade, atingindo 80 a 90 anos com certa facilidade. Ao mesmo tempo em que cresce a expectativa de vida, valoriza-se cada vez mais a juventude, o jovem e o belo são cultuados como ideal e as pessoas sofrem muito em decorrência do envelhecimento.

Segundo a Dra. Denise Steiner, o envelhecimento é caracterizado pelo desgaste dos vários setores do organismo, gerando alterações no seu funcionamento. “Muitas teorias tentam explicar o mecanismo do envelhecimento, mas nenhuma delas compreende satisfatoriamente a gênese completa do processo. A longevidade maisor de certas raças e

envelhecimento


mesmo de certas famílias corrobora a idéia da influência genética em relação ao envelhecimento. Os genes podem codificar a mensagem para o início do processo do "envelhecimento", informa, completando que as informações genéticas, com o tempo, talvez fiquem inadequadas, propiciando defeitos incompatíveis com o funcionamento celular perfeito.

Segundo a darmatologista, os radicais livres também participam da gênese do proccsso, originando reações químicas, principalmente a oxidação. Estas reações desencadeiam processos nocivos ao organismo e são influenciadas por radiações, doenças, fumo, estresse. Além disso, as alterações hormonais, a falência ou deficiência do sistema endócrinco participam das alterações próprias do enveihecimento.

O sistema imunológico, responsável pelo processamento das defesas do organismo, também desgasta-se com o passar do tempo. As funções imunológicas, principalmente aquelas ligadas à imunidade celular, tornam-se eficientes, propiciando ao idoso maior número de processo infecciosos, inflamatórios e carcinogenicos.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.