Envelhecimento capilar. Os cabelos também envelhecem – e disso as mulheres sabem, Basta observar uma de suas características principais, a ...

Envelhecimento capilar.


Envelhecimento capilar. Os cabelos também envelhecem – e disso as mulheres sabem, Basta observar uma de suas características principais, a pigmentação capilar, algo que se perde ao longo dos anos e isso vem sendo motivo de estudos tanto da área médica quanto da área cosmética.
É cada vez mais frequente a busca por formas de impedir este processo ou elaborar produtos para tonalizar os fios brancos. Apesar disto, não é infrequente percebermos queixas de pessoas, não apenas relacionadas à cor dos cabelos, mas também à qualidade dos mesmos. Os folículos (raízes dos fios) mudam conforme a produção hormonal do corpo.
Sempre se acreditou que os principais motivos para que estes problemas relacionados ao envelhecimento capilar estivessem relacionados à insuficiente produção de alguns elementos como proteínas e lipídios que fazem parte da composição dos cabelos mais jovens – e que deixam de estar presentes na mesma concentração nos cabelos de pessoas com mais idade.
Porém, novos estudos mostram que os cabelos mudam internamente muito mais do que se sabia. Por mais difícil que seja descrever uma célula presente nos fios de cabelo, sabe-se que em seu interior existe um número importante de proteínas fibrosas conhecidas como queratina. Estas fibras de queratina se organizam de forma paralela no interior destas células formando feixes. Com estas proteínas dispostas de forma paralela e organizada, os cabelos mostram-se mais saudáveis e joviais.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.