1- Os cabelos devem ser lavados sempre que necessário, até mesmo diariamente, especialmente após os exercícios físicos que provocam suor no...

Dicas superfáceis para ter cabelos invejáveis.


1- Os cabelos devem ser lavados sempre que necessário, até mesmo diariamente, especialmente após os exercícios físicos que provocam suor no couro cabeludo. Para lavá-los corretamente, molhe muito bem os fios e massageie levemente a raiz para desobstruir os poros. Só então aplique o xampu, espalhando-o uniformemente. Use sempre as pontas dos dedos e não as unhas. Esse tipo de massagem ativa a circulação e deixa os cabelos mais bonitos. Debaixo do chuveiro, ajude a desembaraçar os fios correndo os dedos por entre eles no sentido da raiz para as pontas. Alterne os movimentos de massagem com os de desembaraçamento.
2-Enxaguar é tão importante quanto ensaboar e serve para retirar os resíduos de xampu e de creme que, ao secar, podem enfraquecer os fios e até quebrá-los. Comece com água morna e depois dê um jato de água fria. Assim, os cabelos tornam-se mais brilhantes e sedosos.
3- Na hora de secar os cabelos, use uma toalha limpa e felpuda, mas não a esfregue com força nos fios, para evitar abrir suas escamas. Enrole-a na cabeça para que o tecido absorva naturalmente o excesso de umidade. Em seguida, retire-a e deixe que os fios sequem em contato direto com o ar.
4- Nunca escove os cabelos molhados. Use sempre um pente de dentes largos (de madeira ou de tartaruga) e pontas arredondadas. Comece a desembaraçar os fios pelas camadas inferiores e em seguida suba para o alto da cabeça.
5- Para pentear cabelos compridos, segure-os com uma das mãos e penteie com a outra, desembaraçando aos pontos, até chegar à raiz.
6- Para secar cabelos curtos ou as pontas dos longos, experimente usar pegadores de panela do tipo luva em vez de toalhas.
7- O uso excessivo ou incorreto do secador (muito próximo aos fios e em altas temperaturas) pode ressecar os fios. Quando usá-lo, prefira a baixa temperatura e, se possível, adote um difusor. Também aplique um produto pré-secagem para proteger o cabelo das escovas, como o Nutri-liss, de Kérastase. As loções protetoras criam uma barreira contra a secagem excessiva e evita a quebra dos fios.
8- Comece a secagem pela nuca. Jogue os cabelos para frente e seque a parte de trás, em seguida as laterais e, por último, o topo da cabeça. Mova constantemente os dedos e o secador em todas as direções para criar uma textura uniforme e evitar queimaduras no couro cabeludo.
9- Aumente o volume dos cabelos durante a secagem aplicando gel ou musse fixadora e usando os dedos para levantar e direcionar os fios. Fios ondulados ou crespos funcionam melhor com gel ou loção e devem ser amassados delicadamente durante a secagem, para dar forma.
10 – Quem tem cabelos secos deve usar xampus alcalinos, com pH acima de 7. Para os oleosos, os mais indicados são os produtos neutros ou levemente ácidos.
11 – Para cabelos oleosos, troque a última água do enxágüe por um litro de chá de camomila frio e coado.
12- Trancinhas africanas e rabos-de-cavalo apertados podem provocar a quebra dos fios e até calvície, especialmente quando usados em excesso e por um período muito longo. Jamais se deve dormir com o cabelo preso. O ideal é que os fios sejam desembaraçados com um pente largo antes de ir para a cama.
13- – Quem segue uma dieta rigorosa e deficiente tem mais propensão a fios secos e quebradiços. Para ter cabelos bonitos, é preciso ingerir as vitaminas A, E, C e B, além de proteínas. O excesso de gorduras também é prejudicial. É preciso manter a saúde em dia para ter fios brilhantes e sedosos.
14 – O cloro da piscina embranquece os cabelos, resseca suas pontas e pode inclusive deixá-las bipartidas. A saída é usar a touca de piscina e usar um produto protetor como silicone (em pequena quantidade). Enxaguar os cabelos com água pura logo após sair da piscina é essencial. Já existem, no mercado, xampus especiais anticloro. Vale a pena experimentar.
15 – O excesso de condicionador no couro cabeludo pode provocar caspa e até queda de cabelo. Evite usá-lo próximo a raiz. Espalhe o produto na palma das mãos e, em seguida, ao longo dos fios, especialmente nas pontas. Enxagüe muito bem.
16- Para evitar um aspecto artificial em cabelos tingidos em casa, não faça mudanças drásticas de cor. Use apenas um tom acima ou abaixo de sua cor natural. A tintura, assim como o make-up, deve apenas realçar o que já existe, e não mudá-lo.
17 – A tintura também reduz o excesso de oleosidade e faz o cabelo parecer mais espesso. A hena produz os mesmos resultados, mas deve ser evitada em cabelos secos ou ressecados.
18- Jamais pinte os cabelos em casa sem antes fazer um teste de alergia. Mesmo as tinturas semipermanentes ou temporárias podem provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis. Faça a prova do toque: deixe uma pequena quantidade do produto sobre a pele durante algumas horas. Se notar irritações ou ardências, não use nos cabelos.
19- Uma boa escova é essencial em seu arsenal de beleza. Prefira as de cerdas naturais, especialmente se os seus cabelos são finos e sensíveis. A escova vazada é indicada para os cabelos crespos e também para aumentar o volume. Para cabelos grossos, prefira as escovas de cerdas mistas, já que as naturais não conseguem penetrar em fios espessos. As escovas de náilon podem ser usadas na pré-lavagem porque estimulam o couro cabeludo, preparando-o para receber o xampu. Use escovas redondas para o brushing: as maiores para penteados lisos e, as menores, para looks ondulados.
20- Os pentes também são importantes. Dentes largos desembaraçam melhor os fios molhados. Do tipo garfo, penetram com facilidade em cabelos afro e crespos, além de ajudar a modelar. O pente de tartaruga é perfeito para repartir o cabelo e pentear os fios bem lisos.
21- O baby liss é ideal para penteados rápidos ou para fazer retoques de última hora. Os modelos novos são portáteis e alguns funcionam inclusive com secador acoplado. Entretanto, evite usar o aparelho no dia-a-dia. O calor excessivo do metal pode danificar os fios.
22- Aposte nos bobs. Apesar de parecerem ultrapassados, eles ainda são grandes aliados da mulher, já que ajudam a compor um penteado sem danificar os cabelos. Eles dão volume, encrespam ou controlam os cabelos rebeldes, podendo ser usados em cabelos curtos ou longos, bastando variar o seu diâmetro. Os mais modernos são feitos de espuma e possuem prendedores que não deixam marcas nos fios.
23- Já os clipes e grampos são ótimos para marcar as ondas e prender os cabelos em caracóis. Quanto menor a mecha de cabelo preso com grampo ou clipe, mais crespo e ondulado ele ficará.
24- Leve sempre na bolsa um lenço de seda para proteger os cabelos em caso de chuva ou de vento forte. Esses elementos são capazes de danificar os fios e estragar o seu humor, especialmente depois de um brushing que demorou horas para ficar pronto. Lenços, faixas e bandanas também ajudam a compor um visual diferente. Tenha em mãos ainda elásticos revestidos (para não quebrar os fios) e presilhas. Esses recursos conferem charme e nunca saem de moda.
25- Se estiver em dúvida sobre a marca e o tipo de xampu mais adequado ao seu tipo de cabelo, peça ao dermatologista para lhe recomendar uma fórmula específica ou dê preferência aos produtos sem sal. Outra dica é escolher um cabeleireiro de confiança que lhe indicará bons produtos, além de responsabilizar-se por sua qualidade. Só assim você terá a garantia de um cabelo bonito e bem tratado, pronto para o que der e vier.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.