Pesquisas indicam que uma cabeleira sadia tem aproximadamente 100 mil fios. Desse total, 85% estão em fase de crescimento, 10% na fase de re...

Queda de cabelo.

Pesquisas indicam que uma cabeleira sadia tem aproximadamente 100 mil fios. Desse total, 85% estão em fase de crescimento, 10% na fase de repouso e de 5% a 10% na fase de queda que corresponde a 50 ou 100 fios por dia, considerado normal. Entretanto, esse número varia de pessoa para pessoa.

MOTIVOS DE QUEDA
A principal causa se deve a dermatite seborréia, que e o excesso de oleosidade do couro cabeludo. O problema também acontece devido a alterações hormonais que ocorrem principalmente depois da gravidez,, na menopausa , nos casos de stress, hereditariedade e distúrbios da glândula tireóide. Os cabelos também podem cair devido ao uso prolongado de antibióticos em geral e de anticoncepcionais orais.


TRATAMENTO
O tratamento da dermatite seborréia é a base de shampoos e loções específicas que amenizam o excesso de oleosidade. Para estimular o crescimento de novos fios de cabelo, um dos métodos mais usados é a masoterapia : são injectadas substâncias no couro cabeludo. Nunca tome qualquer tipo de medicamento por conta própria, isso poderá
acarretar outros problemas. O mais indicado é procurar a orientação de um especialista.
CUIDADOS DIÁRIOS


Faça uma alimentação natural comendo legumes, frutas, gelatinas naturais, gérmen de trigo. Esses alimentos são ricos em vitaminas e fibras, que contribuem para sua beleza de maneira geral.
Use somente produtos de qualidade comprovada ou preparados a partir de recomendação médica nas farmácias de manipulação.
Evite abusar dos secadores, pois eles ressecam o couro cabeludo e enfraquece a raiz.
Não durma com os cabelos molhados.
Não escove muito seus cabelos. Isso compromete o vigor e a vitalidade.
Lave a cabeça com pouco shampoo e água morna. Primeiro despeje nas mãos e depois espalhe nos cabelos, fazendo massagens suaves com as pontas dos dedos. Nunca use as unhas. Deixe agir por 3 min. antes de enxaguar.
SEM DÚVIDAS
Qual época do ano que os cabelos caem mais?
A queda equilibrada ocorre durante o ano todo, pois o tempo de vida dos fios é de aproximadamente 4 anos. Se for causada por alguma doença, pode acontecer em qualquer mês do ano.
Quando o fio cai a raiz cai junto com ele?
Não. A parte branca que se vê na ponta do fio, quando ele cai, chama-se bulbo. A raiz ( parte viva do fio) se aloja na derme( camada mais profunda da pele).
Molhar muito os cabelos apodrece a raiz e faz os fios caírem?
Isso não é verdade. O couro cabeludo não absorve a água, que jamais chega a raiz. O hábito de molhar demais os cabelos pode enfraquecer a parte aparente dos fios.


RECEITA PARA FORTALECER
Misture a 'goma' de uma folha de babosa com 1 colher de chá de óleo de gérmen de trigo (ou nozes ou jojoba). Bata bem e aplique, fazendo massagens circulares na cabeça. Deixe por 20 min. e retire com água .
Enxagúe com um chá (sem açúcar...:-)) de sua preferência. Esta máscara capilar evita a queda de cabelo e deixa os fios mais brilhantes e macios. Aplique a cada 20 dias.
OBS.: Recomendo para cabelos claros chá de camomila e para cabelos escuros chá preto.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.