No inverno, a pele tende a ficar mais ressecada e com um aspecto pouco cuidado. A ação do frio somada ao fato de as pessoas ingerirem menos...

Pele ressecada - Dicas para fugir da ação do frio.


No inverno, a pele tende a ficar mais ressecada e com um aspecto pouco cuidado. A ação do frio somada ao fato de as pessoas ingerirem menos água são apenas dois dos principais motivos. Além disso, muitas vezes, não são tomados alguns cuidados essenciais para se ter uma derme saudável. As secas e claras são as mais afetadas, assim como as regiões do rosto e as pernas. Mas é bom lembrar que qualquer parte do corpo pode ser atingida pela estação mais rigorosa do ano. As mãos são bom exemplo.
Durante o inverno, os melhores produtos para a pele são feitos a base de aveia e uréia. Nas farmácias de manipulação, eles podem ser encontrados sem receita médica. Quem optar por usar a de uréia deve obter soluções 5%, já que a de 10% é muito forte e só é indicada por um especialista. Os produtos com vaselina ou óleo são boas alternativas para quem quer economizar.
O dermatologista Alexandre Serdeira recomenda que as pessoas procurem um médico antes que apareçam dermatites, escoriações e irritações na pele. Ele lembra que, sempre que o problema é diagnosticado no início, é bem mais fácil de ser sanado. Além disso, o período de sol mais ameno pode propiciar um tratamento mais eficiente, já que o especialista pode aplicar produtos mais potentes.
Dicas para fugir da ação do frio:
Banho: Não demore muito no chuveiro. O ideal é usar sabonete neutro, de glicerina ou de aveia. Sabonetes hidratantes a base de erva-doce são ótima saída. E não se esqueça: embora seja difícil, tente tomar banho rápido e não muito quente.
Pele: diferencie as peles do rosto e do corpo. Elas merecem cuidados distintos. Os diversos tipos de derme também devem ser observados. As secas devem receber filtro solar durante o dia e hidratante a noite. Já nas oleosas, usa-se filtro solar do tipo oil free (sem óleo) e hidratante a noite. Sabonetes elaborados com enxofre que ajudam a retirar bastante a oleosidade da pele também devem ser utilizados.
Lábios: Hidrate-os sempre. Se você não usa batom, passe um hidratante ou filtro solar. Já existe, no mercado, filtro incolor ou colorido. A manteiga de cacau também é uma boa saída, por ser mais barata e mais prática.
Corpo: mantenha o hidratante e tome bastante líquido. Use roupas que combatam o frio, mas que sejam leves.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.