Nem tudo o que corre no boca-a-boca é verdade, quando o assunto é a saúde e a beleza da pele. A dermatologista Denise Steiner, da Clínica S...

Cuidados com a pele. Verdades e Mentiras.


Nem tudo o que corre no boca-a-boca é verdade, quando o assunto é a saúde e a beleza da pele. A dermatologista Denise Steiner, da Clínica Stockli, em São Paulo, esclarece o que é mito e o que é verdade nessa área.
1. Os produtos para limpar, tonificar e hidratar a pele devem ser da mesma linha. É realmente mais adequado usar produtos de uma mesma linha. Eles têm os mesmos ingredientes básicos de perfume e conservantes, além de serem desenvolvidos para tratar determinado tipo de pele em idades específicas. No caso de produtos manipulados ou receitados, eles podem ser de linhas diferentes já que o especialista procura indicar as combinações adequadas.

2. É melhor evitar loções alcoólicas para limpar a pele. Elas até podem limpar melhor a pele, mas irritam e têm efeito rebote, ou seja, estimulam a produção de oleosidade (sebo). Leites e cremes de limpeza são melhores que loções alcoólicas e não causam efeitos indesejáveis.
3. Tomar sol melhora a pele Mas depende do tempo e do horário que a pessoa se expõe ao sol. Os primeiros raios do dia têm efeito antiinflamatório e, por isso, melhoram a acne. Porém, quando a exposição ao sol é exagerada, a acne piora, já que a pele queimada fica mais grossa, facilitando o entupimento dos poros.
4. Mais importante que limpar a pele, é sempre aplicar o creme de baixo para cima Em geral, a maior preocupação deve ser aplicar o creme com suavidade sobre a pele limpa, sem movimentos bruscos e, de preferência, por igual. Se a intenção for massagear a pele, faça o movimento de baixo para cima na área da testa; do centro para fora, nas áreas da maçã do rosto e dos olhos; e de cima para baixo, no queixo e pescoço.
5. Acne é doença contagiosa A acne acontece especialmente na puberdade por tendência hereditária. Ou ainda, por uso de medicamentos, doenças e cosméticos muito oleosos.
6. Sauna é eficiente na limpeza da pele A sauna não deve ser considerada um tratamento de beleza. Somente peles muito sujas e oleosas podem se beneficiar desse procedimento, já que a temperatura alta aquece a cútis e os poros se abrem, liberando a sujeira. Mas não chega a ser uma limpeza eficiente. O objetivo da sauna é relaxar.
7. Quando estou bronzeada já estou protegida, por isso não preciso mais usar filtro solar O bronzeamento prévio dá uma pequena proteção, o equivalente a uma proteção fator 4. O que não é suficiente para evitar queimaduras e outros danos à pele em caso de uma nova exposição ao sol.
8. Alergia na pele se pega em qualquer lugar. É o tipo de doença não transmissível. A alergia depende da predisposição individual e do contato com a substância causadora da alergia.
9. Produtos naturais nunca provocam alergia. Qualquer produto, inclusive aqueles formulados apenas com substâncias extraídas da natureza, podem desencadear alergia.
10. A pele nunca reage a produtos aos quais já está acostumadaQualquer produto, a qualquer momento, pode desencadear uma alergia. A pele de um pedreiro, por exemplo, pode se sensibilizar ao cimento depois de passados 10 anos de contato com o material.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.