Padrões de beleza podem causar doenças? A 28ª edição da São Paulo Fashion Week mal terminou e já recebeu críticas. O excesso de magreza ex...

Padrões de beleza podem causar doenças.


Padrões de beleza podem causar doenças? A 28ª edição da São Paulo Fashion Week mal terminou e já recebeu críticas.
O excesso de magreza exibido pelas modelos durante os desfiles, realizados em janeiro, teve desaprovação não só por parte dos profissionais de saúde, como da própria organização do evento, que expressou através de um comunicado sua preocupação com as meninas muito magras, solicitando que “os atuais padrões estéticos sejam revertidos”.
De acordo com a psiquiatra Angélica Claudino, da Comissão Técnica de Transtornos Alimentares da Associação Brasileira de Psiquiatria, estudos mostram que existe um impacto gerado sobre as imagens veiculadas na mídia nas quais a magreza representa um símbolo de beleza. Além disso, a especialista aponta os graves prejuízos dessa influência. “Esses padrões favorecem o surgimento de insatisfação com a imagem corporal e causam baixa auto-estima no jovem, gerando um cenário propício ao desenvolvimento de transtornos alimentares”, revela a médica.
Doenças como anorexia e bulimia nervosa são exemplos de transtornos alimentares, que podem surgir em decorrência do impacto deste “culto à magreza” e de uma alimentação inadequada, em indivíduos vulneráveis. Quando não diagnosticadas e tratadas corretamente, levam a consequências fatais. “Em casos de desnutrição grave ocasionados por uma anorexia nervosa, pacientes não tratados podem cronificar a doença e há sérios riscos de morte por complicações médicas, como arritmias cardíacas, infecções etc.”, alerta Angélica Claudino.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.