A causa da obesidade é desconhecida, mas o mecanismo é simples: um consumo muito grande de calorias ou o pouco gasto de energia resultam no...

Obesidade: você sofre desse mal?


A causa da obesidade é desconhecida, mas o mecanismo é simples: um consumo muito grande de calorias ou o pouco gasto de energia resultam no acúmulo de gordura.
Para o cálculo do excesso de peso utilizamos o Índice de Massa Corporal (IMC), onde o IMC é igual ao peso (em Kg) dividido por duas vezes a altura (em mt).
A obesidade está se tornando um problema de saúde pública no Brasil. Já temos aproximadamente 20 milhões de adultos obesos.
A obesidade está relacionada a outras doenças como hipertensão arterial, diabetes e problemas cardiovasculares.
Artroses nos joelhos e coluna vertebral têm sintomas intensificados pelo excesso de peso.
As pessoas em geral estão levando uma vida mais sedentária. O trabalho doméstico mais mecanizado, o uso de elevadores em vez de escadas, por ex., estão reduzindo o gasto de energia nas atividades da vida diária.
O fator genético é muito importante: 80% dos descendentes de ambos os pais obesos são obesos, comparados a 40% quando um dos pais é obeso e somente 10% quando ambos os pais não são obesos.
O fator social como causa de obesidade é determinante, particularmente entre mulheres (obesidade é 6 vezes mais encontrada em mulheres de classe baixa do que entre as de classe alta).
Os mecanismos parecem ser múltiplos e complexos, mas diferenças em estilo de vida e particularmente hábitos dietéticos e de exercícios provavelmente exercem um papel importante.
O tratamento da obesidade deve ser multidisciplinar, envolvendo médicos, nutricionistas e apoio psicológico.
Não há fórmulas mágicas. Alem da dieta equilibrada e individualizada para cada caso, as mudanças no estilo de vida são fundamentais.
A atividade física, como por ex., caminhada, deve ter aumento gradual em frequência e intensidade, adequada a cada pessoa.
O exercício além de aumentar a disposição para o tratamento em geral, leva sempre a melhores índices para manutenção do peso.
A adesão a grupos de obesos que propriciam orientação em geral, sejam públicos e privados, pode ajudar.
O tratamento medicamentoso deve ser usado com cautela e somente em casos extremos, considerando cada pessoa em particular.

Marta Maria Spohr Diefenthaeler é formada pela Faculdade Católica de Medicina do Rio Grande de Sul - Porto Alegre. Curso de Pós-graduação em Geriatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Porto Alegre.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.