A leguminosa é originária do Oriente Médio, região cuja cultura gastronômica ainda se baseia nas proteínas do grão-de-bico. O seu cultivo fo...

Grão-de-bico é ótimo aliado para a saúde.

A leguminosa é originária do Oriente Médio, região cuja cultura gastronômica ainda se baseia nas proteínas do grão-de-bico. O seu cultivo foi desenvolvido pelas civilizações grega, romana e egípcia, mas a sua divulgação pelas regiões subtropicais deveu-se essencialmente aos navegadores portugueses e espanhóis, e a sua difusão pela Ásia pode ser creditada aos comerciantes indianos. O grão-de-bico tem sido cultivado no Oriente Médio desde aproximadamente 8000 a.C.
O grão-de-bico é um legume com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos.
Do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento. Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol. E também ajuda no emagracimento, pois contém baixas calorias.
Em média, uma colher de sopa tem 69 calorias. Sabe-se também que o grão-de-bico é um grande aliado contra a tristeza. É provável até que os nossos ancestrais soubessem desse efeito, já que a leguminosa é originária do Oriente Médio e tem sido cultivada desde aproximadamente 8000 a.C. Acredita-se que o aminoácido triptofano é a grande estrela, pois ajuda a produzir a serotonina, que dá a sensação de bem-estar, satisfação e confiança.
Caldinho de grão-de-bico
Ingredientes:
2 tomates descascados
½ maço de salsão
2 cebolas
4 dentes de alho
Sal a gosto
1 kg de grão-de-bico
2 peitos de frango grandes
1 colheres de chá de pimenta do reino
Pimenta malagueta a gosto
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
3 tabletes de caldo de galinha
1 colher de sopa de vinagre

Modo de preparar:
Cozinhe o grão-de-bico, bata no liquidificador e coe. Cozinhe os peitos de frango com bastante água, até desmanchar. Misture com o grão-de-bico resfriado. Bata a cebola, tomate e o alho. Misturar com o caldo. Bata o salsão e coe. Junte todos os ingredientes restantes e deixe cozinhar até engrossar. Sirva em canequinhas nos dias de frio.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.