“Ainda que inexorável e dependendo de inúmeras variáveis” (Johnson & Hadley), o processo de envelhecimento, ocorre por inúmeros fator...

Envelhecimento Facial



“Ainda que inexorável e dependendo de inúmeras variáveis” (Johnson & Hadley), o processo de envelhecimento, ocorre por inúmeros fatores. Dentro destes o primordial seria em relação a Genética, o qual acomete a todos, mas de formas diferentes quanto a características individuais tais como etnia, latitude, cor entre outras. A principal influencia da genética seria quanto aos erros que ocorrem na formação do Colágeno e seus mais variados tipos, moléculas estas de vital importância na manutenção da fisionomia jovial.


Fatores ambientais e de exposição tais como Sol, Fumo e hábitos de vida também modificam muito esta equação principalmente no que se refere a estética de apresentação visual. O fumo, por exemplo, propicia uma característica comumente atribuída a este hábito que seriam os sulcos ao redor dos lábios principalmente pronunciados no “buço”.
Todo indivíduo por característica evolutiva, fixa seu primeiro olhar na face, o que na grande maioria das situações já confere uma posição de comportamento diante desta pessoa, tal acontecimento muitas vezes não toma a consciência, mas desta característica surge algumas expressões do tipo “A primeira impressão é a que fica” ou “Seu rosto é seu cartão de visitas”. Tais considerações sempre levaram o ser humano há uma busca pelo, rejuvenescimento, correções, modificações e simetria, o que a Cirurgia Plástica busca proporcionar.


A Face é o segmento do corpo, pelo seu grau de particularização, possibilita uma grande gama de variações individuais, consecutivamente formas de envelhecimento diferentes para cada pequeno detalhe. Sendo assim, a Cirurgia Plástica apresenta técnicas cirúrgicas e terapêuticas variadas com o objetivo de restaurar o que foi perdido ou mesmo modificar o que incomoda aquele paciente.


Há acontecimentos característicos clássicos (o que não quer dizer que seja obrigatória a ocorrência; cada indivíduo com sua Cirurgia Plástica particularidade) em relação à algumas fases da vida bem como comportamentos e hábitos de vida:


Aos 30 anos - Uma certa flacidez já se expõe, a pálpebra já apresenta um inicio ou aumento de dobras, há evidenciação ou mesmo aumento do sulco nasolabial “ bigode chinês ” e há formação de uma saculação na região lateral da mandíbula.
Sobre tais alterações há técnicas cirúrgicas como a blefaroplastia, para um remodelamento na região da pálpebra, e técnicas de preenchimento para atenuação de linhas de expressão.


Aos 40 anos - Década marcante para as mulheres, pois há uma queda hormonal abrupta, de forma que muitas alterações na elasticidade, turgor, tonicidade tornam-se grandes incômodos, principalmente quanto a velocidade em que se instala tais condições, outras características relativas a esta idade são as rugas e sulcos cinéticos, também conhecidas como linhas de expressão. Tais alterações são atenuadas, com o uso de Toxina botulínica que paralisa a musculatura responsável pelo movimento, de forma a não mais evidenciar este tipo de rugas. Há também concomitante uma remodelação de localização da gordura subcutânea que causa concavidades onde antes era convexo e vice-versa, alterando a conformação linear ovalada da face, esta remodelação marcada principalmente por rugas ao redor dos olhos “ pés de galinha”, perda da definição da mandíbula de forma que esta passa a se confundir com o pescoço. Para tais alterações, técnicas de preenchimento das linhas de expressão e das áreas com perda de volume como a região malar “maçãs do rosto ” devolvem a jovialidade da face. E há procedimentos de Plicatura de Platisma “ reposicionar a pele e musculatura do pescoço”, para que este torne-se novamente definido.


Aos 50-60 anos - Além das características já citadas se encontrarem mais pronunciadas, há mudanças mais drásticas como: O canto da boca que se angula para baixo dando ares de cansaço e amargura.
A ponta do nariz começa a direcionar-se para baixo lembrando uma gota o que também trás uma desarmonia ao centro da face. Outra queixa marcante e recorrente entre a população e a sensação de pele sobrando, o que muitas vezes é referido com “face de bulldog” quando a área das bochechas exibe uma maior flacidez.


Quanto a estas alterações as medidas corretivas são mais voltadas para a Cirurgia Plástica, como Ritidoplastia conhecida Cirurgia Plástica também como face lift, a Rinoplastia onde há correção das alterações no nariz.
Proporcionalmente à variável inconstância das profundas alterações da face, existe uma infinidade de intervenções mais ou menos invasivas. Importante é reconhecer que as possibilidades de tratamento estão à nossa disposição.

Dr. Eduardo Sucupira
Dr. Marcel Orletti


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.