A infecção urinária consiste na presença de microorganismos capazes de produzir infecção na urina e/ou nos diferentes órgãos que formam ...

INFECÇÃO URINÁRIA




A infecção urinária consiste na presença de microorganismos capazes de produzir infecção na urina e/ou nos diferentes órgãos que formam o aparelho urinário. Do ponto de vista clínico, e por sua localização, pode ser dividida em dois grupos: infecções das vias urinárias inferiores, localizadas na bexiga (cistite), na próstata (prostatite) e na uretra (uretrite); e as infecções das vias urinárias superiores, localizadas nos rins (pielonefrite).

As urinárias são as infecções de origem bacteriana mais freqüentes na população, predominando no sexo feminino. Ocorrem em qualquer idade, desde os recém-nascidos até os idosos. Nas mulheres, ocorre com uma incidência elevada: entre 20% e 30% delas já sofreram pelo menos uma vez de infecção urinária no transcurso de sua vida. O pico máximo ocorre quando a mulher
começa a ter relações sexuais, e durante a gravidez.

Nos homens, este tipo de infecção predomina nos extremos da vida, nos recém-nascidos e a partir dos 60 anos de idade, quando aparecem alterações na próstata.

Os agentes bacterianos mais freqüentemente envolvidos são a Escherichia Coli, Proteus, Klebsiella e os Staphylococcus. É raro que este tipo de infecção seja produzido por vírus. Entre os fungos, o mais freqüente é a Candida albicans.

As referências a seguir tratam exclusivamente da pielonefrite que, por sua importância clínica, necessita de atenção distinta das demais infecções urinárias. Estas últimas serão discutidas em seções especiais

Quadro clínico

A pielonefrite se carateriza pelo aparecimento de calafrios e o aumento na temperatura corporal, podendo ser superior aos 40 graus centígrados. Há ainda dor na região lombar, que pode irradiar-se à região abdominal, acompanhada de náuseas e vômitos. O aparecimento de problemas urinários, como dificuldade para urinar e aumento na freqüência das micções, é comum. Porém, é importante lembrar que estes sintomas urinários podem não estar presentes ou podem aparecer mais tarde.

Nas crianças menores de dois anos, o quadro clínico se apresenta de forma menos específica, com febre, vômitos e dor abdominal.

Aproximadamente 50% das pessoas com pielonefrite têm antecedentes de infecções nas vias urinárias baixas nos 6 meses anteriores.

Tratamento

O tratamento deve basear-se na administração de antibióticos de eficácia comprovada, que alcançam concentrações adequadas e efetivas nas vias urinárias. É imprescindível a identificação do micróbio, assim como a existência de fatores favoráveis à infecção.

Atualmente, a via e a duração do tratamento estão sendo discutidas por alguns autores, mas a administração de quinolonas como a ciprofloxacina durante 10 ou 12 dias tende a ser a mais indicada. Uma alternativa pode ser as cefalosporinas ou a trimetropina/sulfametoxasol como tratamento primário.

Nas crianças menores de dois anos, o quadro clínico se apresenta de forma menos específica, com febre, vômitos e dor abdominal.

Aproximadamente 50% das pessoas com pielonefrite têm antecedentes de infecções nas vias urinárias baixas nos 6 meses anteriores.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.