Como suspeitar se uma lesão é maligna. O câncer é uma doença silenciosa, por isso fiquem atentos sempre. é muito difícil para quem não é ...

CANCER DE PELE


Como suspeitar se uma lesão é maligna.

O câncer é uma doença silenciosa, por isso fiquem atentos sempre. é muito difícil para quem não é dermatologista perceber a diferença entre uma lesão benigna e uma maligna. Existe mesmo um treinamento para isso e também o aprendizado de diagnosticar as outras lesões que não são tumorais. Mas via de regra, em termos gerais, você pode aplicar uma regra que chamamos de “ABCD”.
As lesões malignas (e estamos falando aqui do MELANOMA, que é o tumor de pele realmente agressivo) geralmente são Assimétricas, com Borda irregular, mais de uma Cor e com Diâmetro superior a 6 mm. As lesões benignas, ao contrário, são simétricas, com borda regular, cor única e menores que 6mm, como na
*foto a baixo


 havendo dúvida, o melhor é procurar seu dermatologista. Uma consulta anual é suficiente para diminuir muito o risco de instalação e progressão de um câncer de pele.
Agora, não vale esse negócio comum de ter MEDO de ir ao médico e ouvir coisa ruim. Isso é muito comum, mas péssimo para você. A chance de se ter uma metástase ao longo desse período que você vai protelando é enorme, ou seja, uma coisa que você poderia simplesmente ficar livre dela com uma cirurgia, pode virar algo sem tratamento de um dia para o outro, por causa de uma única célula que descola da lesão, cai na circulação e resolve se implantar no pulmão, no fígado, no cérebro, num osso… isso é o que chamamos de metástase. A maior parte das lesões é CURÁVEL no início.
Uma das causas que fazem as pessoas viverem mais é serem cuidadosas com o seu próprio corpo. Seja cuidadoso. Não precisa ser hipocondríaco (porque isso não é saudável!), mas faça uma revisão anual.

 UMA VEZ AO ANO tire um dia para visitas médicas e odontológicas.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.