Você já ouvir dizer que o joanete é "um osso que cresceu no pé"? Na verdade o que ocorre é uma angulação anormal entre alguns dos...

JOANETE O QUE É?



Você já ouvir dizer que o joanete é "um osso que cresceu no pé"? Na verdade o que ocorre é uma angulação anormal entre alguns dos ossos do pé (fig.1), e isso provoca o surgimento de uma proeminência lateral popularmente chamada de joanete.
 O joanete, é cientificamente chamado de hálux valgus, e é uma das situações mais comuns dentre as deformidades do pé

Como ocorre o joanete?





Não existe um mecanismo específico para sua formação, pois alguns casos podem está relacionados a fatores genéticos e outros não. Mas, vou tentar explicar de uma forma geral: a ponta do pé recebe sobrecarga do peso corporal, o "dedão" (hálux) fica sobrecarregado e os ligamentos ficam frouxos, o tendão sai do lugar e empurra o dedo para o lado. O atrito entre os ossos e o sapato faz com que uma maior quantidade de cálcio se deposite no local, fazendo o osso aumentar de volume e formar o famoso joanete.


Fig.1: Desalinhamento dos ossos do primeiro dedo do pé provocando uma proeminência na região lateral
 Fig.2: Observe o alinhamento dos dedos quando





 Causas:

Predisposição genética

Estrutura óssea anormal

Flexibilidade exagerada dos ligamentos

Pé chato:

Anormalidade biomecânica: quando tendões, ligamentos e estruturas de suporte do primeiro osso do “dedão” não funcionam corretamente.





Uso frequente de sapatos apertados, salto alto e de bico fino. As mulheres pagam mais caras pela elegância, por isso a incidência é 20 vezes maior que nos homens.

Calçamos um sapato inadequado. À esquerda ocorre uma sobreposição dos dedos para se adaptar ao espaço reduzido. À direita existe um maior conforto.

 Sinais e Sintomas.

 Formação de pequenos calos próximos ao dedão

Deformidade e dor nesta região Fig.3: Presença de calo, edema vermelhidão e deformidade.

 Edema:

Aumento da sensibilidade

Além do desconforto da dor, a doença prejudica a marcha e o equilíbrio, além de aumentar o risco de quedas em idosos. A deformação dos pés provoca também problemas com a autoestima.






Prevenção ou Como não piorar (em casos da deformidade já instalada)
 Use sapatos adequados e confortáveis, de bico largo e couro maleável e que evitem o atrito com a pele.


Órteses: são corretivas e protetoras, podem ser utilizadas durante o dia ou à noite. O uso delas pode promover bons resultados, evitando a progressão do quadro.

Fig.4: À esquerda: órtese para proteção de joanete. À direita: órtese interdigital
A figura 4 ilustra órteses utilizadas para amenizar o quadro de dor, melhorar o conforto do indivíduo e pode evitar a progressão do quadro. É uma forma de prevenção e/ou tratamento para evitar os dedos tortos e sobreposição no caso da órtese interdigital. Porém, não são indicadas para
todos os casos e podem não surtir efeito algum.




 Na maioria dos casos não é necessário cirurgia, pois a deformidade é facilmente identificada e as orientações para manter o conforto dos pés são seguidas.

O ideal é conversar com seu ortopedista, pois ele irá direcionar o tratamento baseado no grau de deformidade.

Joanete grave que pode ser tratado com pequena intervenção cirúrgica.



BY BIA PODÓLOGA E ESTETICISTA


 


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.