Definição: A glândula prostática é composta por um músculo liso e tecido glandular. Localiza-se debaixo da bexiga e rodeia a par...

PROSTATITE


 
 
Definição:

A glândula prostática é composta por um músculo liso e tecido glandular. Localiza-se debaixo da bexiga e rodeia a parte superior da uretra. Seu diâmetro normal é de 3,5 a 4 centímetros, podendo variar em virtude de diversas patologias, como a hipertrofia benigna. A próstata é encarregada de segregar um fluido alcalino para a uretra durante a excitação sexual, com o objetivo de preceder e acompanhar o esperma que será ejaculado na vagina, cujo meio ácido pode destruir os espermatozóides.

A prostatite pode ser definida como a inflamação da próstata, podendo ser de origem bacteriana, não bacteriana, ou tratar-se de uma prostatalgia. As prostatites de origem bacteriana são produzidas, geralmente, pela Escherichia Coli. Nas pessoas internadas, podem ser encontradas outras bactérias como as Pseudomonas ou Enterococcus. As prostatites não bacterianas podem ser causadas pelas Chlamydias e pelos Mycoplasmas. Na prostatalgia ocorre uma inflamação da próstata, mas sem infecção.

Acredita-se que o estresse, a ansiedade e a depressão tenham um papel importante como causa das manifestações clínicas nas pessoas afetadas.

Quadro Clínico:

A inflamação da próstata se apresenta com dificuldade para urinar, aumento na freqüência das micções e sensação de urgência para urinar, podendo surgir dor ou desconforto na região genital, muitas vezes irradiando-se até a região lombar baixa, o reto, a zona imediatamente por cima do púbis ou os genitais externos.

Estes sintomas também tendem a ser acompanhados de febre alta, geralmente com calafrios e alteração do estado geral.

A prostatite crônica consiste na infecção recidiva da glândula. Seus sintomas são similares aos da prostatite aguda, mas pode não ocorrer aumento da temperatura.

Tratamento:

A eficácia do tratamento da prostatite bacteriana depende da concentração que o antibiótico alcança na secreção do líquido prostático. A ciprofloxacina e a trimetropima-sulfametoxazol alcançam concentrações eficazes quando administradas por via oral.

Nas prostatites não bacterianas, pode-se utilizar a eritromicina ou a claritromicina. A prostatalgia pode ser tratada com analgésicos e bloqueadores alfa-adrenérgicos, como o prasozin.

No caso da prostatite crônica, o tratamento pode apoiar-se em algumas medidas para aliviar os sintomas, como massagens e banhos.

Os problemas da próstata são freqüentes, sobretudo em homens idosos, calculando-se que 20% da população masculina terá algum problema nesta glândula ao longo de suas vidas.

Um dos problemas mais comuns é a hipertrofia benigna da próstata, que consiste no crescimento da glândula além das dimensões normais. Esta alteração apresenta alguns sintomas desconfortáveis, como urgência para urinar e dificuldade para fazê-lo. Em alguns casos é preciso recorrer à cirurgia.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.