O stresse, cansaço físico, emocional, genética, alterações hormonais/TPM, tristeza, noites sem dormir… enfim, vários podem ser os motivo...

Combater as olheiras



O stresse, cansaço físico, emocional, genética, alterações hormonais/TPM, tristeza, noites sem dormir… enfim, vários podem ser os motivos que desencadeiam as tão temidas olheiras, que são capazes de nos acrescentar muitos anos a mais, de nos dar aquele ar cansado, e ninguém quer isso, e nem merece, não é? Pois saiba que com alguns cuidados é possível prevenir e até atenuá-las. Antes de qualquer coisa, vamos procurar entender a origem das olheiras?

Na verdade, as malditas surgem decorrentes de um depósito de melanina (pigmento escuro), a partir da dilatação de vasos sanguíneos ou congestão vascular, como os médicos costumam designar, e podem surgir por exposição ao sol, má alimentação entre tanto outros fatores, inclusive genético. Aliás, “se a causa for genética é mais difícil de tratar e com o passar do tempo a tendência é ficar ainda mais escura, enquanto que nos demais casos elas diminuem automaticamente ao organismo estar descansado e, com a ajuda da cosmetologia, este processo de clareamento pode ser ainda mais rápido”, declara o cosmetólogo master em dermofarmácia e tecnologia de cosméticos Marcelo Schulman, da Vita Derm.

Abaixo, seguem alguns tipos de olheiras e dicas do especialista para atenuar cada tipo de olheira:
-Casuais: Ao chorar, normalmente, a região dos olhos incha e fica vermelha. Isto porque é feito um esforço que dilata os vasos sanguíneos desta região. E é assim ao dormir mal, em situações de cansaço intenso etc.

Solução: Dormir bem e realizar algumas compressas com ativos de propriedade calmante como loções à base de extrato de alface e extrato de melissa.

-Olheiras insistentes: Estas mais insistentes, mas não mais difíceis de tratar, pois normalmente estão associadas à má alimentação, ao estresse, consumo de álcool e/ou cigarro.

Solução: Neste caso, algumas mudanças de hábitos como evitar bebida e cigarro resolve significativamente o problema. Associando o uso diário de cosméticos formulado com ativos de propriedades clareadoras e revitalizantes como coenzima Q-10, asafetida, Biomin aqua cinque e Biodynes, o resultado pode ser ainda mais rápido.

-Olheiras crônicas: Mais comuns em pessoas de pele morena, podem acumular melanina na área dos olhos, formando olheiras em tons acastanhados, destacando que quando a pessoa vai ficando mais velha, a tendência é que o problema se agrave.

Solução: Para esses casos, alguns recursos mais intensos dão melhor resultado e é possível amenizar o problema com peelings químicos à base de ácido retinóico ou glicólico feitos por dermatologistas ou profissionais de estética, estes devidamente qualificados. Produtos cosméticos enriquecidos com ativos despigmentantes e clareadores como isoflavonas e extrato de alcaçuz, além de filtro solar, complementam os cuidados, mas devem ser usados somente com prescrição médica e acompanhamento de um profissional de estética altamente qualificado.

-Pequenas Bolsas: Além das olheiras que escurecem a área dos olhos, tem ainda aquelas que parecem pequenas bolsas, formadas pelo acúmulo de gordura ou líquidos embaixo dos olhos.

Solução: Neste caso também, o uso de cosméticos e algumas manobras de massagem suaves na região, com algum creme específico para cuidar da área dos olhos pode promover drenagem linfática na área e consequente desinchaço. Tem ainda micro-cirurgias, se for o caso.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.