O útero é um órgão notável, que serve de casa ao seu bebé durante a gravidez. Após o parto ele ainda pesa 0,7 kg. Se pressionar o cen...

Cuidados com o útero.

O útero é um órgão notável, que serve de casa ao seu bebé durante a gravidez. Após o parto ele ainda pesa 0,7 kg. Se pressionar o centro do seu abdómen, o seu útero assemelha-se a uma massa rija, do tamanho de uma toranja.


O processo pelo qual o seu corpo regressa ao estado anterior à gravidez é denominado involução e a retracção do útero até ao seu tamanho original é uma parte deste processo que ocorre naturalmente. Uma semana após o parto, provavelmente não sentirá o útero e no final da 6.ª semana após o parto o seu útero retraiu-se até cerca das 60 gramas.


Durante este tempo, o útero continua a largar o revestimento usado para suportar a gravidez. Isto resulta numa descarga (denominada lóquios) que é composta por sangue nos 3 ou 4 primeiros dias após o parto e depois torna-se num corrimento castanho amarelado nos próximos 10 a 12 dias. Este corrimento é perfeitamente normal e não deve causar alarme.


Pode no entanto sentir algum desconforto devido às contracções que acompanham a involução uterina. Nesse caso, consulte o medico antes de tomar qualquer medicamento.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.