Comer frutos secos como parte de uma dieta saudável faz bem ao coração. Como os frutos secos contêm ácidos gordos insaturados e outros n...

Os Benefícios dos Frutos Secos.



Comer frutos secos como parte de uma dieta saudável faz bem ao coração. Como os frutos secos contêm ácidos gordos insaturados e outros nutrientes são uma óptima opção para comer entre refeições. Para além disto, são baratos e fáceis de conservar.

O tipo de fruto seco que se come não é o factor mais importante, podem ser nozes, amêndoas, avelãs, etc., já que quase todo o tipo de fruto seco é muito rico em nutrientes.

Muitos estudos têm demonstrado que as pessoas que comem frutos secos como parte de uma dieta saudável têm o nível de LDL (o mau colesterol) baixo. O nível alto de LDL é uma das principais causas para doenças coronárias logo os frutos secos ao diminuírem este valor têm um papel muito importante na prevenção destas doenças.

Comer frutos secos contribui para a subida do valor de HDL (o bom colesterol) e, consequentemente, assegura a saúde das artérias e faz com que a probabilidade de se desenvolverem coágulos, que podem originar um ataque cardíaco, diminua. Num estudo observou-se que uma pessoa que come frutos secos, pelos menos 2 vezes por semana, tem uma probabilidade menor, em cerca de 46%, de morrer de ataque cardíaco comparativamente às pessoas que não os comem, ou apenas os comem pontualmente.

São as gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas que diminuem o nível de LDL. Muitos frutos secos contêm, para além destas gorduras saudáveis, ómega 3 que regula o batimento cardíaco, prevenindo assim ataques cardíacos. A molécula arginina é outro dos componentes dos frutos secos sendo que esta aumenta a produção de óxido nítrico e, consequentemente, melhora a saúde das paredes das artérias, torna-as mais flexíveis e a probabilidade de se desenvolverem coágulos sanguíneos diminui. Por último, os frutos secos são, também, ricos em vitamina E e fibra.

Os frutos secos mais saudáveis são as nozes. Seguidamente, temos as amêndoas, avelãs, macadâmias e pecans.
Apesar da gordura destes frutos não ser saturada, são alimentos ricos em calorias e devido a isto devem ser comidos com moderação. Os frutos secos devem ser comidos apenas como substitutos de alimentos que contenham gorduras saturadas. Basta comer meia mão de frutos secos, diariamente, para se obter os seus benefícios.

Para além de todos os benefícios ao nível da saúde cardiovascular, os frutos secos também protegem as células de alguns tipos de cancro devido à presença de vitamina e previnem as cataratas devido à presença de vitamina E, previnem a diabetes e o cancro de cólon devido à presença das fibras.

Notas importantes:
* se os frutos secos forem cobertos com chocolate, açúcar ou sal, estes cortam os benefícios dos frutos e mais vale nem tocar neles!
* os frutos secos servem como substitutos, isto é, é suposto eliminar as bolachas, bolos, diminuir a quantidade de carne vermelha (e todos os alimentos ricos em gorduras saturadas); se apenas os adicionam a tudo o que já comem agora, não se admirem de começar a engordar..!

Fonte:eleganteforma


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.