Amamentar no peito é essencial. Os bebês alimentados ao peito têm menos infecções e alergias durante o primeiro ano de vida. O mesmo não o...

Fundamentos de Alimentação ao Seio Materno- Versão Simplificada



Amamentar no peito é essencial. Os bebês alimentados ao peito têm menos infecções e alergias durante o primeiro ano de vida. O mesmo não ocorre em bebês que usam leite formulado. O leite materno não custa nada. Está pronto a qualquer momento. O leite materno é feito especialmente para os bebês.

Como começar?

É bom dar de mamar pouco tempo depois do nascimento. Se você puder, segure o bebê perto de você e deixe-o esfregar os seus seios com o nariz. Se seu bebê estiver ansioso para comer, amamente-o. Alguns lembretes:

- Comece colocando-se numa posição cômoda. Tome água, leite ou suco se você tiver sede.
- Use uma almofada como suporte.
- Abrace o bebê bem perto do seu corpo.
- Segure firme o bebê.

Amamente o bebê sempre que ele chorar ou parecer ter fome. Seu bebê provavelmente vai alimentar-se pelo menos a cada 2 horas a princípio. No começo é bom que a criança coma pelo menos 8 vezes ao dia.

Por quanto tempo devo alimentar meu bebê?

Amamente 10 minutos em um seio e pelo tempo que quiser no outro seio. Seu objetivo deve ser de amamentar seu bebê por 30 minutos de cada vez. Lembre-se de mudar de seio a cada vez. Uma vez que seu fornecimento de leite esteja bem estabelecido (aproximadamente 2 a 3 semanas após o parto), 10 minutos de alimentação ao seio será o ideal.

Como saber se o bebê está suficientemente alimentado?

Quanto mais você amamenta, mais leite produz. Mas como não se pode ver o leite, muitas mulheres se preocupam com a quantidade que o bebê recebe.

Você pode certificar-se do quanto seu bebê esteja recebendo se:

- Seu bebê estiver aumentando de peso.
- O recém-nascido tem 6 ou mais fraldas molhadas e 4 ou mais evacuações por dia.

Certifique-se de:

- Tomar líquidos em abundância diariamente - pelo menos 8 copos de água, leite ou suco.
- Comer alimentos saudáveis e variados, especialmente aqueles ricos em cálcio.
- Descansar o suficiente.

Devo dar leite formulado ou água na mamadeira?

Não é necessário dar água nem leite formulado a seu bebê. Seu leite contém exatamente o que o bebê necessita. Seu bebê não precisa de água ou leite formulado. Dar isto principalmente nas primeiras 4 a 6 semanas, pode, de fato, diminuir sua produção de leite. É melhor oferecer somente o seio, pelo menos até a sua produção estar bem estabelecida.

O que fazer se os seios incharem ou ficarem doloridos?

É muito comum que, entre o segundo e quarto dia após o parto, os seios fiquem inchados. Pode levar algum tempo até seus seios e a alimentação de seu bebê se equilibrem. Seus seios também podem inchar se:

- O bebê não estiver comendo muito.
- O bebê não estiver alimentando-se por um período suficientemente longo.
- O bebê estiver na posição correta ao alimentar-se.

A melhor coisa a fazer é amamentar sempre e muito! Seu bebê deve ficar na posição correta. Pode ser útil retirar um pouco de leite antes de começar a amamentar, colocar anos úmidos e quentes nos seios ou tomar um banho quente, pois isto promoverá que o bebê tenha maior facilidade para alimentar-se.

O bebê precisa de flúor ou vitaminas?

Após os 6 meses de idade, o bebê pode precisar de flúor se a água de sua cidade não for tratada. Informe-se no serviço de saúde sobre esse assunto.

Onde posso obter ajudar com relação a alimentação ao seio materno?

Se tiver perguntas e preocupações, procure um serviço de saúde. Talvez você precise da ajuda de uma consultora de lactância capacitada.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.