Massagem elimina excesso de líquido responsável por inchaços comuns durante a gestação Conviver bem com as transformações geradas pela gr...

Drenagem linfática na gravidez.



Massagem elimina excesso de líquido responsável por inchaços comuns durante a gestação
Conviver bem com as transformações geradas pela gravidez é imprescindível para a saúde da mãe e do bebê. Fazer atividade física e seguir uma dieta equilibrada são orientações básicas que a mulher deve seguir antes, durante e depois da gestação. Entre as opções complementares que prometem garantir o bem-estar da futura mãe, a drenagem linfática é uma das mais procuradas para ativar a circulação e combater os efeitos incômodos das mudanças que acompanham os meses de gravidez.


As sessões de massagem podem ter início logo nas primeiras semanas de gestação, quando a mulher já começa a perceber mudanças no corpo e no comportamento. “As transformações deixam as grávidas sensíveis e inseguras, principalmente pelo fato de que a mulher acaba tendo que reduzir o ritmo intenso do dia-a-dia”, observa a terapeuta corporal Renata Silva.


Além dos benefícios experimentados pelo corpo, o tratamento proporciona bem-estar emocional. “A massagem ajuda a aprofundar o contato da gestante com a nova identidade corporal e fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê”, ressalta Renata. “Fisiologicamente, a prática contribui para aumentar a circulação, aliviar tensões e dores musculares. A massagem também propicia o aumento da imunidade e o alívio de edemas (inchaços) e estrias.” Os resultados favorecem a auto-estima, o que garante uma gestação mais saudável e feliz.


Durante a sessão, que dura cerca de uma hora, a integração entre a terapeuta e a paciente proporciona um momento de relaxamento e sublimação dos pensamentos. “No momento em que a terapeuta começa a massagem, a gente relaxa e só pensa em si e no bebê. A mente fica fechada para preocupações externas”, comenta a representante comercial Bruna Sant’Anna, grávida de cinco meses, que recebe a massagem em domicílio.


Renata ressalta que a drenagem não deve ser confundida com a massagem redutora, que exige toques mais fortes. “Na verdade, a paciente recebe um carinho, com uma massagem suave e lenta, que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e a diminuir os inchaços típicos da gravidez, que aparecem principalmente no primeiro e no último trimestre.”


Os toques da terapeuta percorrem todo o corpo da futura mãe. De acordo com Renata, o profissional pressiona e desliza as mãos sobre a pele da paciente, direcionando o excesso de líquido para os gânglios linfáticos. “Os gânglios trabalham para eliminar o líquido através da urina, reduzindo o inchaço do corpo.”


Alívio


Depois das sessões, Bruna começou a ter maior controle sobre a ansiedade. “Fiquei grávida inesperadamente, quando estava preparando o casamento. Tive que mudar muitos planos e consegui equilíbrio com a massagem, sem passar a ansiedade ao bebê.” O efeito diurético da massagem é outro benefício apontado por Bruna. “Dá mais vontade de urinar, o que alivia o inchaço e proporciona uma sensação de leveza.”


A drenagem linfática deve ser feita por profissionais capacitados. Para não correr riscos, já que o serviço é oferecido em clínicas, spas, hotéis e centros de beleza, é bom pedir indicação de quem já tenha se submetido à tecnica ou procurar informações na Sociedade Brasileira de Medicina Estética (www.sbme.org.br). “É importante que a gestante converse com o médico sobre o procedimento, durante as consultas de pré-natal”, afirma a terapeuta.


A orientação do ginecologista e obstetra Marcos Vicente Braga Mota é de que suas pacientes se submetam à drenagem linfática no período pós-parto. “A massagem ajuda a reduzir mais rapidamente o líquido retido durante a gestação”, confirma o médico. “No entanto, ainda não tive acesso a estudos comprovando a indicação da técnica no período de gravidez. Por isso, costumo orientar que as pacientes deixem a massagem para depois do parto.” Marcos Vicente observa que nunca recebeu queixas de pacientes que passaram pelas sessões durante a gravidez.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.