*Abortos Pergunta: Tive um aborto espontâneo. Devo fazer exames para saber a causa do aborto ou algum tipo de tratamento? Quanto tempo d...

PERGUNTAS FREQUENTES

 
*Abortos

Pergunta: Tive um aborto espontâneo. Devo fazer exames para saber a causa do aborto ou algum tipo de tratamento? Quanto tempo devo esperar para ter outo bebê?

Resposta: Os abortos espontâneos são muito freqüentes. Estima-se que um terço de todas as mulheres que engravidam abortam. Não há como saber a causa, mas a mais frequente são problemas genéticos do embrião, que a natureza dá conta de eliminar para evitar fetos com malformações. Também não há o que fazer para evitá-los. Recomendamos repouso e abstinência sexual no sangramento onde o cólo do útero está fechado (chamamos isso de ameaça de aborto). Mesmo assim a chance de aborto é de 50%. Se você não apresenta nenhuma doença, você pode engravidar assim que as menstruações retornarem. Os abortos não tendem a se repetir ou a causar problemas nas próximas gravidezes. Você não necessita de dietas ou outros cuidados. Deverá menstruar por uma ou duas semanas depois do aborto e isso é normal. Converse com seu médico para esclarecer mais suas dúvidas. Procure investigação quando os abortos se repetirem, pois 3 ou mais abortos provavelmente escondem algum problema materno que necessita de tratamento.



*Período Fértil

Pergunta: Como funciona o período fértil da mulher? Se eu não estiver nesse periodo, corro perigo de engravidar?

Resposta: O período fértil é difícil de se determinar, porque raramente a ovulação acontece no mesmo dia, podendo variar a cada mês. O que se sabe é que se ovula no 14o dia do ciclo, contando-se a partir do primeiro dia da menstruação. O período fértil vai de 5 dias antes a 5 dias depois da ovulação. Entretanto, pode haver ovulação fora desse período, e você corre o risco de engravidar. Por isso é que a tabelinha não é um bom método anticoncepcional. Converse com seu ginecologista para lhe indicar um método mais confiável. Se você está querendo engravidar, procure ter relações mais freqüentes nestes dias.


*Pré-natal

Pergunta: Quando devo iniciar o pré-natal?

Resposta: Assim que você confirmar sua gravidez, poderá procurar o obstetra para iniciar o pré-natal. Quanto mais cedo, melhor, pois a datação certa da gravidez depende de se realizar um ultra-som precoce. A idade gestacional certa evita que se realizem partos antes do tempo e seu bebê nasça prematuro. Além disso, não se perde a oportunidade de se diagnosticar doenças que podem ser tratadas, como a toxoplasmose e a sífilis, e evitar a transmissão vertical (de mãe para filho) do vírus HIV.


*Sexo na Gravidez

Pergunta: Posso manter relações sexuais durante a gravidez? Até quanto tempo?

Resposta: As relações sexuais podem continuar sem problemas durante a gravidez, exceto por contra-indicação médica, em caso de tendência a parto prematuro, ameaça de abortamento, rotura prematura das bolsas e sangramentos não explicados. Com o passar da gravidez, algumas posições ficarão mais complicadas devido à barriga, devendo o casal de adaptar em posições mais confortáveis para a mulher. O bebê não deve ser preocupação pois está bem protegido pelo cólo do útero e a bolsa das águas. Enquanto o casal quiser e não houver dor ou sangramento, podem continuar a ter relações normalmente até o parto. Qualquer problema, o médico deve ser comunicado.


*Sintomas de Gravidez

Pergunta: Quais são os sintomas de gravidez?

Resposta: Quando grávida, a mulher pode apresentar enjôos e vômitos, dor de estômago, mal estar, tonturas, fraqueza, pressão baixa, inchaços, aumento da secreção vaginal, sensação de barriga inchada, vontade de urinar mais vezes, mais sede, mais vontade de comer, salivação excessiva, dor nas mamas, e cólicas. Eles se iniciam junto com o atraso menstrual ou alguns dias antes. Lembre-se que nenhum sintoma isolado é diagnóstico de gravidez e sempre é necessário uma confirmação com um teste de urina ou de sangue. Na suspeita de gravidez, consulte seu ginecologista.


*Tinturas na gravidez

Pergunta: Posso tingir o cabelo durante a gravidez?

Resposta: Recomenda-se não usar tonalizantes nem tinturas na gravidez, principalmente nos primeiros três meses, quando o bebê está se formando. Esses produtos contêm substâncias quimicas que são absorvidas e passam para o bebê. Os únicos permitidos são as tinturas de henna e os descolorantes, e o restante evite enquanto tiver gravida.


*Viagens de avião

Pergunta: Posso viajar de avião durante a gravidez?

Resposta: Não é recomendado viajar de avião no período muito próximo do parto e nem logo após. Evite viajar também se você tiver tendência ao parto prematuro ou a tromboses. Fora isso, procure somente não fazer viagens muito longas, levantar de vez em quando no avião para se movimentar, usar meia elástica durante a viagem e fazer refeições freqüentes e leves. Antes de fazer uma viagem, informe sempre seu médico.


*Corrimentos na gravidez

Pergunta: Estou grávida e com corrimento vaginal. O que pode ser? Isso é grave?

Resposta: A secreção vaginal normal é fluída, em pequena quantidade, com aspecto de clara de ovo, sem odor e sem coceira. Na gravidez, essa secreção aumenta devido aos hormônios e pode causar uma sensação de umidade constante. Todos os corrimentos com características diferentes dessas não são normais e devem ser avaliados pelo ginecologista para o adequado tratamento. Os corrimentos infecciosos podem causar contrações do útero (sensação de cólicas), rotura prematura da bolsa de águas e trabalho de parto prematuro, e por isso devem ser tratados. Converse com seu obstetra.


* Sangramentos

Pergunta: Estou grávida e tive um pouco de sangramento. O que pode ser isso?

Resposta: No início da gravidez, é comum ocorrer sangramentos em pequena quantidade, às vezes de cor escura, devido à acomodação do bebê no útero. Se o sangramento persistir ou for em maior quantidade, pode ser uma ameaça de aborto. Informe seu obstetra, que pedirá um ultra-som para avaliar se está tudo bem. Sangramentos mais tardios, maiores ou menores, entretanto, não são normais. Informe sempre seu médico.



Dra. Rosana Seleri Fontes
Ginecologia e Obstetrícia


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.