Um estudo americano acaba de comprovar que doses adequadas do nutriente ajudam a queimar gordura Muita gente vive de restrições aliment...

Vitamina C ajuda a perder peso



Um estudo americano acaba de comprovar que doses adequadas do nutriente ajudam a queimar gordura
Muita gente vive de restrições alimentares, segue direitinho um rígido programa de atividade física e ainda assim se frustra porque o peso, teimosamente, se mantém no mesmíssimo lugar. É o seu caso? Bem, se a resposta for sim, aqui vai uma segunda pergunta: será que você anda caprichando em alimentos ricos em vitamina C? Um não bem redondo talvez explique – em parte, pelo menos – o motivo pelo qual o ponteiro da balança não abaixa de acordo com o esperado. É que uma novíssima pesquisa associa o consumo adequado desse nutriente à maior redução de gordura.

Foi o que concluíram especialistas do Departamento de Nutrição da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos. Durante oito semanas, eles analisaram dois grupos de voluntários submetidos a uma hora de caminhada diária. Aqueles que apresentaram boa concentração de vitamina C no sangue tiveram emagrecimento mais significativo do que a outra turma, que desprezou solenemente o ácido ascórbico, o outro nome do nutriente – a queima de gordura foi 25% menor por quilo.

Tal feito, segundo a nutróloga Carol Johnston, autora da investigação, se deve à carnitina, uma molécula produzida pelo corpo e que tem justamente a função de combater o acúmulo de gordura, botando-a dentro das células para que seja utilizada na produção de energia. "Esse aminoácido, que participa da oxidação de ácidos gordurosos, é sintetizado pela vitamina C", explica. "O mérito dessa pesquisa está em explicar, pelo menos parcialmente, por que algumas pessoas têm maior dificuldade para emagrecer do que outras".

Ok, o estudo foi feito com suplementação. Ninguém deve fazer uso dela sem indicação de um especialista, mas nada impede que você turbine seu cardápio com a famosa azedinha. Ao contrário. Comece o dia com um suco de laranja no café da manhã, coma uma goiaba após o almoço e encha o prato de vegetais como brócolis e couve-de-bruxelas, temperados com cebolinha na hora do jantar. De quebra, você previne problemas de coração, lesões na gengiva, tumores e outros males do envelhecimento, além de ficar menos suscetível a infecções. Lembre-se, no entanto, de que a vitamina C é a mais frágil entre todas – exposta à luz e a altas temperaturas, parte de suas propriedades simplesmente se evapora.

Outras boas fontes desse poderoso antioxidante: limão, laranja, acerola, caju tomate e folhas verdes e a batata – sim, ela também conta com altos teores no nutriente. A questão é que boa parte se perde no cozimento. Por isso, os outros vegetais têm larga vantagem no quesito vitamina C. Aproveite!
Ficha
Vitamina C - Ácido ascórbico, vitamina anti-escorbútica.
Principais fontes na natureza

Citrinos, groselhas pretas, pimentão doce, salsa, couve-flor, batatas, batatas doces, bróculos, couves de bruxelas, morangos, goiaba, manga. Dependendo da estação, um copo de tamanho médio de sumo de laranja fresco (i.e. 100g) rende cerca de 15 a 35 mg de vitamina C.




Homem
Os outros primatas e o porco-da-india dependem de fontes externas para cobrir as suas necessidades de vitamina C. A maioria dos outros animais sintetiza o ácido ascórbico no interior do corpo.


Conservação
A vitamina C é sensível ao calor, luz e oxigénio. Nos alimentos pode ser parcialmente ou completamente destruída por um armazenamento longo ou pela sobrecozedura. As batatas, por exemplo, quando armazenadas à temperatura ambiente perdem cerca de 15% do seu conteúdo em vitamina C todos os meses e a cozedura de batatas descascadas destrói outros 30-50% da sua vitamina C.


Principais antagonistas
Várias substâncias químicas às quais o homem está exposto, tais como a poluição aérea, as toxinas industriais, os metais pesados e o fumo do tabaco, bem como vários componentes farmacológicos activos, entre os quais alguns anti-depressivos e diuréticos, podem levar a necessidades acrescidas de vitamina C. Isto é também verdade para certos hábitos como, por exemplo, o consumo de álcool.




Principais sinergistas
A presença de outros anti-oxidantes, tais como a vitamina E e o b-caroteno, apoia a acção protectora anti-oxidante da vitamina C. Outras vitaminas, tais como as do complexo B (particularmente a B6, B12, ácido fólico e ácido pantoténico) e algumas substâncias farmacológicas activas, bem como os compostos que ocorrem na natureza, conhecidos como bioflavonóides, podem ter um efeito de poupança da vitamina C.


Funções
A vitamina C é necessária para a produção de colagénio, a substância do tipo "cimento" intercelular que dá estrutura aos músculos, tecidos vasculares, ossos e cartilagens. A vitamina C também contribui para a saúde dos dentes e gengivas e auxilia na absorção do ferro a partir da dieta. É também necessária para a síntese dos ácidos biliares.

Para além disso, a investigação mostrou o papel da vitamina C em:

síntese de várias hormonas e neuro-transmissores importantes
metabolismo do ácido fólico
função imunitária
função redox/anti-oxidante
nas reacções metabólicas de certos amino-ácidos, em particular na prevenção da formação de nitrosaminas potencialmente carcinogénicas no estômago (devido ao consumo de alimentos contendo nitrite, tais como a carne fumada ou os pickles).

Deficiência marginal
Os primeiros sintomas da deficiência inicial de vitamina C são a fadiga, a lassidão, a perda de apetite, a sonolência e insónia, o sentimento de exaustão, irritabilidade, baixa resistência às infecções e petéquia (pequeno sangramento capilar). Estes sintomas podem, no entanto, indicar outras doenças.


Grupos em risco de deficiência marginal
Entre os grupos de pessoas em risco de fornecer ao corpo quantidades insuficientes de vitamina C de forma a manter um nível óptimo no sangue estão os fumadores, os alcoólicos, os idosos em lares e os pacientes sujeitos a certos medicamentos. As necessidades de vitamina C para os fumadores nos EUA é superior em 40 mg às dos não fumadores.
Deficiência Franca

A deprivação de vitamina C durante um período suficiente de tempo leva ao escorbuto, o qual se caracteriza pelo enfraquecimento das estruturas de colagénio (tecido de ligação das células), resultando no sangramento capilar alargado. O escorbuto infantil causa

malformações ósseas. O sangramento das gengivas e a queda dos dentes são normalmente os primeiros sinais da deficiência clínica. As hemorragias sob a pele causam sensibilidade extrema das extremidades e dores durante o movimento. Se deixada sem tratamento pode seguir-se a gangrena e a morte. Hoje em dia, o escorbuto ocorre com relativa raridade. Para evitar o escorbuto, é considerada suficiente a ingestão diária de 10-15 mg de vitamina C, mas para um funcionamento fisiológico óptimo são necessárias quantidades muito superiores.


Dose Diária Recomendada (DDR)
A ingestão diária recomendada de vitamina C varia de acordo com a idade, sexo, grupo de risco (ver "Grupos de risco") e com os critérios aplicados nos países individuais. Nos EUA, a DDR para os adultos é actualmente de 60 mg (Conselho Nacional de Investigação), mas esta recomendação varia desde 30 mg no Reino Unido a 100 mg na antiga União Soviética (200 mg para as grávidas). Provas recentes estabelecem a estimativa para as necessidades de manutenção de uma saúde óptima na região dos 100 mg diários.




Suplementos
A vitamina C está disponível em comprimidos convencionais, efervescentes e mastigáveis, comprimidos de libertação temporizada, xaropes, pós, granulados, cápsulas, gotas e ampolas, tanto isoladamente como em preparações de polivitaminicos e minerais.


Utilização terapêutica
Os médicos recomendam que as mulheres grávidas aumentem a sua ingestão de vitamina C em cerca de 30% e durante a lactação é aconselhado um aumento de até 60-70% de forma a garantir as necessidades da mãe, dado que um litro de leite materno contém cerca de 50 mg de vitamina C. Durante um período pós-operativo ou durante a cura de feridas superficiais, os suplementos de vitamina C contribuem para a prevenção de infecções e promove a reparação da pele.




Segurança
Embora tenha sido ingeridas regularmente por várias pessoas quantidades tão altas quanto 6-10g de vitamina C por dia (mais de 100 vezes a DDR), não existem evidências de efeitos colaterais. A suplementação prolongada com doses elevadas pode ter um certo efeito laxativo.

Estudos com porcos-da-índia (uma das espécies de animais apropriadas) e com seres humanos não confirmaram os relatos anedóticos de retorno do escorbuto após a paragem súbita de suplementação prolongada com doses elevadas de vitamina C.




História
O escorbuto é uma das mais antigas doenças conhecidas da humanidade. Existem evidências da sua existência no Antigo Testamento, nos papiros de Ebers e na escrita de Plínio. Durante a Idade Média, o escorbuto era endémico no norte da Europa e no final do sec. XVII tornou-se um problema grave entre os marinheiros nas longas viagens de exploração.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.