A beterraba é uma hortaliça rica em ferro, açúcares, vitaminas e sais minerais. Por ser rica em ferro, é recomendada para tratar anemia e q...

Beterraba.


A beterraba é uma hortaliça rica em ferro, açúcares, vitaminas e sais minerais. Por ser rica em ferro, é recomendada para tratar anemia e qualquer problema de inflamação. Já os sais minerais — como sódio, potássio, zinco e magnésio — têm a função de: proteger o organismo contra perda excessiva de líquidos, ajudar no bom desempenho das atividades físicas; ativar os tecidos cerebrais e regular as funções musculares e nervosas. As vitaminas (A, complexo B e C) são aproveitadas pelo organismo apenas quando a beterraba é consumida crua.

A beterraba é indicada também para pessoas com problemas intestinais, devido a seu efeito laxante. Além disso, é um ótimo remédio para combater os desarranjos do baço e do fígado. Suas folhas em forma de cataplasma, com um pouco de gordura, são empregadas como refrescantes nas feridas da pele e inflamações em geral.

Para os que sofrem de pedras na bexiga, um remédio eficaz é ferver uma beterraba e tomar seu caldo três vezes ao dia. O suco de beterraba, por sua vez, é tônico, refrescante e diurético, e combate a litíase renal, descongestionando as vias urinárias.

A beterraba é um ótimo alimento para melhorar a resistência do organismo, porque age como restauradora do sangue, aumenta os glóbulos vermelhos e fortalece a medula óssea.

A beterraba auxilia na prevenção e progressão de reumatismos, artrose, artrite e gota. Também é normalizadora da bexiga e vesícula.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.