A Reeducação Postural Global (RPG), um método de tratamento das desarmonias do corpo humano, com uma abordagem corretivo-preventiva, nasceu...

RPG - REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL.


A Reeducação Postural Global (RPG), um método de tratamento das desarmonias do corpo humano, com uma abordagem corretivo-preventiva, nasceu da obra “O Campo Fechado” de Philippe Souchard em 1981, na França, após quinze anos de pesquisas.

Este método se baseia no trabalho com as cadeias musculares. Os músculos posteriores do nosso corpo, da cabeça até a planta dos pés (músculos estáticos), são mais tônicos, rígidos para que possamos manter a posição de pé contra a força da gravidade, assim como os músculos suspensores dos ombros, dos membros superiores e os músculos inspiratórios.

A atividade contínua destes músculos tônicos tende a encurtá-los, fazendo com que os ossos em que estão inseridos se desloquem, o que acaba causando deformidades das articulações e, portando, de toda a postura corporal. Logo, uma alteração da articulação do tornozelo pode gerar desarranjos da coluna, ou vice-versa. Flexibilizando os músculos desta cadeia estática, o tratamento com RPG consegue alinhar o corpo como um todo.

O objetivo das posturas feitas durante o tratamento é frear a força da gravidade, associando o trabalho músculo-articular com a conscientização corporal. Através da elasticidade muscular modifica-se a estrutura óssea, restabelece-se os espaços articulares, evitando-se os bloqueios e as compensações que são as principais causas de desvios, dores e lesões. Estimulamos o Sistema Nervoso Central a assimilar essa nova imagem corporal, tornando o novo padrão postural automático.



A RPG proporciona um tratamento individual e progressivo, encarando cada queixa como possível decorrência da postura global, partindo da constatação de que traumatismos, torções e até problemas emocionais acabam sendo compensados pelo corpo, refletindo-se em más posturas cotidianas. O corpo acumula, memoriza e se adapta a essas tensões nos vários grupos musculares. O método não visa atender apenas indivíduos que estejam sentindo dor, mas também aqueles que desejam encontrar um melhor equilíbrio e harmonia corporal como forma de prevenção.



Indicações:

- Ortopédicas: pés planos e cavos, joelhos valgos ou varos, escoliose, hipercifose, hiperlordoses lombar e cervical, dores na coluna, cefaléia tensional, encurtamentos musculares.

- Neurológicas: hérnia de disco, hemiparesia espástica

- Reumatológicas: artrose, bursite, tendinite, fibromialgia.

- Respiratórias: asma e bronquite.

- Desportiva: prevenção de lesões no esporte através da melhora da função muscular.



A duração de uma sessão de RPG é de cerca de uma hora. A freqüência das sessões nos casos crônicos é de uma sessão por semana e nos casos agudos, duas sessões por semana. O trabalho é feito através de posturas, sempre de forma suave e respeitando os limites do paciente.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.