Regra geral, no Verão há um cuidado maior com a alimentação, por duas razões: um desejo maior de normalização do peso e por que, com o maior...

Perca peso enquanto cozinha.

Regra geral, no Verão há um cuidado maior com a alimentação, por duas razões: um desejo maior de normalização do peso e por que, com o maior calor, não temos vontade de comidas mais pesadas. É uma feliz junção mas nem sempre assim é. Verão também nos faz lembrar mais gelados e refrigerantes." Quem o diz é Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, que nos dá pistas sobre os comportamentos certos e errados a manter na estação quente.


- Prefira fruta e saladas: Nutricionalmente equilibrados e com poucas calorias,também são ricos em sais minerais, tão necessários nesta altura do ano.


- Não ponha a sopa de lado: "Um dia sem sopa é um dia menos equilibrado mas, nesta altura do ano, é muito difícil convencermos as pessoas do contrário. Há a hipótese dela ser fria, como é o caso do gaspacho, que tem poucas calorias, é fria e excelente em termos nutricionais, tal como a sopa de beterraba."


- Hidrate-se bem: "Prefira água e sumos de fruta ou chá gelado - que não é a mesma coisa que o Ice Tea comprado." Nesta última opção, o ideal é ser mesmo você a confeccioná-lo, se possível com pouco ou nenhum açúcar. Consuma refrigerantes com parcimónia e, quando o fizer, opte pelas variedades light.


- Bem temperado mas com pouca gordura: "As gorduras não são todas iguais, mas engordam todas o mesmo. A regra de ouro, é quanto menos melhor e, já agora, preferir o azeite, mas usá-lo com muita parcimónia. Podemos incrementar o sabor com muito sumo de limão ou laranja, vinagre balsâmico ou um pouco de iogurte."


- Cuidados no restaurante: "Sopa ou salada são as únicas entradas que devemos admitir; pão e couvert podem ser mandados para trás. Opte por pratos de confecção culinária simples, que usam menos gordura, e grelhados, tendo o cuidado de retirar a parte carbonizada, que tem efeitos cancerígenos. Regue com sumo de limão pois a vitamina C tem anti-oxidantes que ajudam a contrariar esse efeito.


- A dose certa para si: "As doses de pratos principais e sobremesas servidas em restaurantes são exageradas. O ideal seria um prato raso, sem estar cheio para os lados, em que metade seria composto por legumes, 25% por uma batata ou arroz e uma porção de carne ou peixe do tamanho da palma da mão."


- Doces sem amargos de boca: "O doce deve ser consumido em festividades. Mas há uns menos calóricos como o leite-creme, que tem benefícios nutricionais, sobretudo se não tiver a parte queimada e se for feito em casa, com pouco açúcar. O arroz doce também está nesta categoria." Tenha em atenção que não deve substituir açúcar por adoçantes na confecção a temperaturas elevadas, pois estes últimos perdem o seu efeito edulcorante."






Outros conselhos para a confecção das suas refeições:




. Substitua as receitas com leite gordo ou meio gordo por leite magro


. Use iogurte natural magro para substituir as natas, nas receitas em que estas são usadas em cru.


. Use mais especiarias e ervas aromáticas: têm um valor calórico insignificante, são mais sabor aos pratos e permite


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.