Muitas mulheres se queixam deste incomodo, e em muitos casos ela pode ser evitada com a prática de exercícios e alimentação adequada. A ...

Dicas de como evitar as cólicas menstruais.



Muitas mulheres se queixam deste incomodo, e em muitos casos ela pode ser evitada com a prática de exercícios e alimentação adequada.

A dismenorréia, é popularmente conhecida como cólica menstrual, um problema que costuma incomodar muitas mulheres e sua principal característica é uma dor abdominal baixa que costuma começar algumas horas antes ou concomitantemente à menstruação, podendo durar de horas a dias. A dor pode irradiar para a região lombar e para as coxas, sendo mais intensa geralmente no primeiro dia da menstruação.

Em boa parte dos casos, a dor pode ser acompanhada por alguns sintomas como náuseas; vômitos; fadiga, nervosismo, cefaléia, sudorese, vertigem, lombalgia, diarréia, etc, podendo ser classificada como primária ou secundária. A primária caracteriza-se pela ausência de doença pélvica que justifique os sintomas. Já a secundária está associada a alguma doença pélvica que pode ser responsável pela dor menstrual. As causas mais frequentes são: endometriose, miomas, doença inflamatória pélvica etc.

Para diagnosticar o caso a mulher pode incluir exame físico e ginecológico, e podem ser solicitados também exames complementares.

O tratamento da dismenorréia pode incluir diferentes abordagens, a depender de cada caso. Entre as possibilidades estão medicamentos, como antiinflamatórios, e tratamento hormonal. Mas atenção! Nunca utilize medicamentos por conta própria! É essencial que haja orientação, prescrição e acompanhamento médico do tratamento.

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a evitar as dores das cólicas:

- Praticar atividade física regularmente (com orientação médica);
- Manter alimentação rica em proteínas e vitaminas, sem excesso de gordura, álcool, cafeína e sal;
- Eliminar o cigarro.

A educação e a informação são essenciais, em todas as fases da vida da mulher. Conhecer o significado da menstruação, saber a forma como ocorrem os ciclos menstruais e seus sintomas associados - tudo isso é de grande importância. Quanto mais a mulher conhece o seu corpo, melhor ela aprende a cuidar de si e da sua saúde!

E não se esqueça: Consulte regularmente o ginecologista, mesmo que não tenha qualquer sintoma. A consulta periódica é de grande importância para a prevenção e a detecção precoce de eventuais problemas. É, portanto, uma atitude preciosa para o cuidado com a sua saúde global.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.