O excesso de peso, mais do que uma visão estética, deverá ser considerado uma questão de saúde. Na realidade ter peso a mais prejudica todo...

Dietas de Emagrecimento


O excesso de peso, mais do que uma visão estética, deverá ser considerado uma questão de saúde. Na realidade ter peso a mais prejudica todo o organismo e predispõe-o a contrair diversas doenças, nomeadamente cardio-vasculares e diabetes.

Em primeiro lugar, é necessário tomar consciência de que o excesso de peso advém de um aporte calórico superior àquele que é gasto ao longo do dia, exceptuando-se alguns casos de distúrbios endócrinos. Isto significa que, a maioria das pessoas, come mais do que necessita e, sobretudo, alimentos com grande teor de calorias e fraco valor nutricional. A primeira regra consiste em saber comer. É evidente que, quanto mais acima do peso ideal (tendo em conta a sua altura, estatura e sexo) se encontrar o seu peso, mais drásticas deverão ser as medidas a tomar.

Em primeiro lugar deverá distribuir a ração alimentar diária por 4 ou 5 refeições, com um pequeno almoço e almoço como refeições principais. A meio da manhã, uma peça de fruta, uma tosta integral ou um iogurte natural, são suficientes para não chegar ao almoço com fome exagerada. Para o meio da tarde as indicações são as mesmas. O jantar deve ser leve, incluindo uma sopa de legumes ou uma salada. A proporção diária dos nutrientes calóricos deverá ser 60-65% de hidratos de carbono, 20-25% de lípidos e 10-15% de proteínas.

A escolha dos alimentos também é fundamental. A quantidade de peixe e sobretudo de carne deve ser reduzida, deve aumentar-se a ingestão de cereais integrais nas suas diversas formas que, para além de serem mais nutritivos, fornecem uma boa quantidade de fibras que auxiliam a função intestinal. Devem igualmente preferir-se queijos, leite e iogurtes sempre magros. A ingestão de vegetais, quer crus quer cozidos deve ser abundante, pois fornecem fibras de boa qualidade e são os principais fornecedores de vitaminas e minerais. A fruta, na dose de 2-3 peças por dia também não deve faltar na dieta. Outros grandes inimigos da linha são o excesso de gorduras, quer escondidas nos alimentos (carnes e lacticínios gordos), quer adquiridas durante a confecção (fritos, molhos). Também o excesso de açúcar, arroz, batatas, massas e pão não integrais e produtos feitos com farinhas refinadas deve ser evitado. Para além de uma enorme quantidade de calorias que contêm, tal não significa que as vitaminas e minerais que possuem sejam as mais desejáveis. De qualquer modo, a dieta deverá ser hipocalórica e hipolipídica, ou seja, fornecer calorias e lípidos em quantidades menores do que aquelas que necessitaria para o seu peso ideal. Tenha cuidado com as dietas "milagre"!...

Algumas são muito desequilibradas, não fornecendo todos os nutrientes indispensáveis o que, a longo prazo, pode levar a graves distúrbios de saúde. O querer emagrecer-se a todo o custo, tem muitas vezes como consequência um fenómeno "yo-yo", em que se perde muito peso para logo de seguida o adquirir com "juros". Isto pode desequilibrar o sistema hormonal e o seu organismo ficar, literalmente, confuso e perder o sentido do que é correcto. Faça uma dieta equilibrada e de reduzidas calorias, mas adquira hábitos saudáveis de alimentação, pois só assim poderá manter o peso e a saúde a longo prazo.

Outro lado da questão é o exercício físico. O sedentarismo é outro dos inimigos do peso correcto. O exercício permite-lhe manter a massa muscular e a estrutura óssea enquanto faz dieta (perde gordura), sobretudo quando há muito peso a perder e a ração calórica deve ser mais drasticamente reduzida. Por exemplo, o facto de, diariamente, caminhar em marcha acelerada durante meia hora e reduzir em 700 calorias a sua alimentação pode levar a uma perda de peso de 10Kgs em cerca de 70 dias. Outros efeitos do exercício regular e moderado são: diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, etc. .

Para além destas duas questões, que são pilares de qualquer regime de emagrecimento, existem diversos "auxiliares" que, por si só, não fazem emagrecer, mas podem ajudar. Certas fibras, nomeadamente o Guar, o konjac e o glucomanano, em presença da água aumentam muito de volume, podendo reduzir o apetite quando tomadas 15-20 minutos antes das refeições. O dente-de-leão e a alcachofra podem auxiliar o fígado a eliminar as gorduras postas em circulação e evitar a sua deposição. A Garcinia cambogia (ou o hidroxicitrato extraído dela), o gengibre e o chá verde podem auxiliar melhorando o metabolismo das gorduras. O crómio pode contribuir para regularizar a actividade da insulina, aumentando a sua sensibilidade e diminuindo a sensação de fome repentina. As algas marinhas, devido ao seu teor rico em iodo, devem ser regularmente incluídas na alimentação e, se tal não for possível, ingerir suplementos à base das mesmas, desde que não exista uma hiperfunção da tiróide.

Os tratamentos com massagens, lamas, balneoterapia, etc., muito utilizados em clínicas de emagrecimento, podem ajudar a remodelar o perfil corporal, mas, sem dieta e exercício, não há perca de peso natural.

Também existem substitutos de refeição hipocalóricos, que contêm vitaminas e minerais adequados a uma redução de peso, sempre que, em determinadas circunstâncias, não lhe seja possível fazer uma refeição à base dos alimentos citados anteriormente.

Depois de tudo isto, espero que tenha ficado ciente que, ter o peso adequado, é acima de tudo uma questão de saúde e que, por outro lado, uma dieta equilibrada e a prática de exercício físico são indispensáveis para reduzir o peso saudavelmente. Não esqueça também que não deve perder "num dia" o que se acumulou durante anos. Antes de iniciar a sua dieta de emagrecimento, deve consultar o seu médico ou nutricionista e fazer um pequeno check-up para avaliação prévia da situação. Contudo, pela minha prática clínica, tenho constatado que as dietas desequilibradas e hipercalóricas constituem um factor de risco muito maior do que as dietas de emagrecimento, mesmo quando estas não são perfeitas.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.